Temas de grande relevância são tratados em reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral


O Conselho Arquidiocesano de Pastoral, organismo que congrega representantes de todos os movimentos, novas comunidades, pastorais e suas dimensões, foi convocado pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, para mais um proveitoso encontro, sábado, dia 11, pela manhã, na paróquia São José. Na pauta, momentos formativos e informativos, com indicações de iniciativas para dinamizar e fortalecer a ação evangelizadora da nossa Arquidiocese.

Gaudete et exsultate

Em seu primeiro momento, o encontro foi enriquecido com uma reflexão do padre Rogério de Jesus Santana, coordenador arquidiocesano de pastoral, sobre a Gaudete et exsultate, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o chamado à santidade no mundo atual. É um convite para todos e possível a qualquer um, como demonstrado pelos muitos santos ´da porta ao lado´, frisou o padre Rogério. O título “Gaudete et exsultate” repete as palavras de Jesus aos que são perseguidos ou humilhados por causa dele: “Alegrai-vos e exultai” (Mt 5,12).

Conselhos Missionários Paroquiais

A Dimensão Missionária Arquidiocesana, representada pelo Frei João Paulo e pelo padre Josivaldo Nivaldo, apresentou um relatório das ações desenvolvidas no primeiro semestre. Todos os esforços dessa dimensão priorizaram o fortalecimento e na implantação dos Conselhos Missionários Paroquais (COMIPAs). Nessa perspectiva, foram ministradas formações nos quatro vicariatos da Arquidiocese. Está prevista para o período de 3 a 10 de dezembro deste ano a realização de uma Jornada Missionária Arquidiocesana.

Grito dos Excluídos

O encontro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral também teve o propósito de refletir sobre o “Grito dos Excluídos 2018”. Os objetivos dessa mobilização, preparada para o dia Sete de Setembro, foram apresentados pelos padres José Francisco Nunes e Carlos Henriques Santos. Este ano, a organização do ´Grito´ ficará sob a exclusiva responsabilidade da Arquidiocese, com o apoio e um maior envolvimento das pastorais, movimentos e novas comunidades. O tema da edição 2018 é “Vida em primeiro lugar. Desigualdade gera violência”.

Dia da Diocesaneidade

A realização do Dia da Diocesaneidade, em 15 de novembro, foi um dos temas mais comentados durante o encontro de sábado. Sugerido por Dom João Costa, esse evento será um grande momento de integração com todas as nossas comunidades paroquiais. “Vamos celebrar neste dia, aquilo que devemos viver no dia-a-dia, ou seja, a comunhão, a unidade e a alegria de sermos uma Igreja Diocesana, Povo de Deus em Comunhão e Participação”, justificou o arcebispo. Uma comissão organizadora, liderada pelo padre Marcelo Conceição, já foi constituída para formatar o evento e encaminhar as providências para a sua viabilização.

#ConselhoArquidiocesanodePastoral

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000