Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição celebra 69 anos de fundação

A criação do SAME foi uma resposta da Igreja diante do crescente número de mendigos nas ruas da capital. Eram irmãos nossos vindos do interior e de outros estados nordestinos, em busca de sobrevivência. Para viabilizar esse “Serviço de Assistência à Mendicância” (significado da sigla SAME), Dom Fernando Gomes envolveu, numa grande mobilização, a comunidade e os comerciantes. Há quase 10 anos a instituição tem a finalidade exclusiva de acolhimento de idosos.
Mantido por meio de doações, sobretudo de associados colaboradores, e da preciosa ajuda de significativo número de voluntários, o SAME acolhe 60 idosos, pobres e carentes, entre 65 e 104 anos de idade. Há ainda um espaço para o funcionamento do Clube da 3ª Idade, atendendo idosas da comunidade em atividades culturais, artesanais e recreativas.
O diácono Antônio Costa Almeida é o sexto diretor-presidente do SAME, em quase sete décadas de funcionamento. Iniciada em abril de 2003, sua gestão é marcada pelo esforço cotidiano de proporcionar uma vida digna para cada um dos idosos acolhidos. A ele, a todos os membros da diretoria executiva, aos colaboradores, voluntários e doadores, a profunda gratidão da Arquidiocese de Aracaju.
“Aqueles que se alimentam do Pão do Céu, do próprio Jesus na Eucaristia, devem se sentir tocados a também dividir o pão, mesmo que seja bem pouco, com esses irmãos tão necessitados, que não tiveram o privilégio de desfrutar do acolhimento e do carinho no seio da própria família”, disse o padre José Lima, na homilia, fazendo um grande apelo à toda sociedade.