Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição celebra 69 anos de fundação


O SAME (Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição), uma das mais expressivas obras sociais da Arquidiocese de Aracaju, está comemorando 69 anos de existência. Sua fundação ocorreu precisamente em 15 de agosto de 1949, no governo pastoral de Dom Fernando Gomes, segundo bispo diocesano. Uma santa missa em ação de graças foi celebrada pelo padre José Lima Santana, e concelebrada pelo diácono Antônio Costa, sábado, dia 11, na capela da instituição.

A criação do SAME foi uma resposta da Igreja diante do crescente número de mendigos nas ruas da capital. Eram irmãos nossos vindos do interior e de outros estados nordestinos, em busca de sobrevivência. Para viabilizar esse “Serviço de Assistência à Mendicância” (significado da sigla SAME), Dom Fernando Gomes envolveu, numa grande mobilização, a comunidade e os comerciantes. Há quase 10 anos a instituição tem a finalidade exclusiva de acolhimento de idosos.

Mantido por meio de doações, sobretudo de associados colaboradores, e da preciosa ajuda de significativo número de voluntários, o SAME acolhe 60 idosos, pobres e carentes, entre 65 e 104 anos de idade. Há ainda um espaço para o funcionamento do Clube da 3ª Idade, atendendo idosas da comunidade em atividades culturais, artesanais e recreativas.

O diácono Antônio Costa Almeida é o sexto diretor-presidente do SAME, em quase sete décadas de funcionamento. Iniciada em abril de 2003, sua gestão é marcada pelo esforço cotidiano de proporcionar uma vida digna para cada um dos idosos acolhidos. A ele, a todos os membros da diretoria executiva, aos colaboradores, voluntários e doadores, a profunda gratidão da Arquidiocese de Aracaju.

“Aqueles que se alimentam do Pão do Céu, do próprio Jesus na Eucaristia, devem se sentir tocados a também dividir o pão, mesmo que seja bem pouco, com esses irmãos tão necessitados, que não tiveram o privilégio de desfrutar do acolhimento e do carinho no seio da própria família”, disse o padre José Lima, na homilia, fazendo um grande apelo à toda sociedade.

#Same

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000