Família cristã: celeiro de vocações


Nasci no dia 21 de fevereiro de 1972, na cidade de Itabi-SE. Desde o berço fui educado na fé cristã. Sou de família católica e cresci num ambiente onde os princípios religiosos eram essenciais para a vida.

Minha avó materna, Dona Clotildes, teve uma participação direta na minha vocação. Sua fé e devoção foram fundamentais no meu discernimento vocacional. No seu colo de vó aprendi a rezar o terço, o catecismo da Igreja e a cantar os belos hinos de Nossa Senhora.

Desde pequeno via meu avô materno e paterno e também meu pai indo à Igreja, todo segundo domingo do mês, para rezar o terço, às 11h da manhã, o terço dos homens. Itabi é o berço do Terço dos Homens. Foi criado no dia 08 de setembro de 1936. Os filhos acompanhavam seus pais nessa devoção. Forma bela e salutar de evangelização no seio familiar. Via meu pai, José Bernardino (seu Zezé), tocando seu violão e cantando durante a reza do terço.

Neste ambiente cristão eu nasci e cresci. Recebi na minha casa as primeiras instruções da fé. Aprendi a amar a Deus, a Igreja e a Nossa Senhora. Este foi o lugar concreto onde surgiu minha vocação. Ser padre era o único desejo do meu coração. Nossa Senhora foi cuidando de tudo.

As vocações foram surgindo na família: uma tia religiosa, Ir. Maria de Deus, da Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, e dois primos padres, Pe. Manoel Luís e Pe. Antônio Rodrigues. Depois chegou a minha vez de sair de casa e ir para o Seminário Menor, no dia 03 de fevereiro de 1992. Dia inesquecível e decisivo. Apostei minha vida numa causa sublime. No ano de 1993 fui para o Seminário Maior de Nossa Senhora de Fátima em Brasília/DF e fui ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1999, na cidade de Itabi.

Sou grato a Deus pela minha vocação e confio o meu sacerdócio ao Coração materno e Imaculado da Santa e poderosa Mãe de Deus, Nossa Senhora. No colo dela continuo aprendendo a ser padre.

O padre José Bernardino é pároco da paróquia São José Operário, Conjunto Castelo Branco

#PeJoséBernardino

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000