Pe. Valdemir Vicente: Primeiro Bispo eleito pelo Papa formado pelo Seminário Maior de Aracaju


A ordenação episcopal do Padre Valdemir Vicente ocorrerá na mesma data em que irá celebrar os seus 17 anos de ministério sacerdotal. Sob a presidência do arcebispo metropolitano, Dom João Costa, a solene celebração acontecerá no dia 24 de agosto, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, bairro Siqueira Campos, em Aracaju, e a chegada a Fortaleza, onde atuará como Bispo Auxiliar, será às 8h30, no dia 6 de outubro deste ano.

Um sacerdote zeloso, com espirito de servidor de Cristo, cuida com esmero de todas as atribuições que lhe são confiadas pela Igreja. Assim é o Padre Valdemir Vicente Andrade Santos, eleito pelo Papa Francisco para bispo titular de Castabala e auxiliar de Fortaleza, no último dia 11 de julho deste ano. É, assim, o primeiro bispo que iniciou sua formação no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, da Província Eclesiástica de Aracaju, criado há pouco mais de 23 anos.

Padre Valdemir Vicente nasceu no dia 5 de janeiro do ano de 1973. É aracajuano, filho de Valdemar Vicente dos Santos (falecido) e de Luzinete Andrade dos Santos (falecida). Ingressou no Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus em 1994, dando os primeiros passos na escolha da vocação sacerdotal. Passando pela primeira etapa, realizou o curso de Filosofia no Seminário Nossa Senhora da Conceição de 1995 a 1997. Mas, para a Teologia (1998 a 2001), a pedido do Arcebispo Dom Lessa, mudou-se para Roma e ficou até a conclusão da Especialização em Eclesiologia em agosto de 2003.

A ordenação diaconal do Padre Valdemir se deu no intervalo do término da teologia e o início da especialização no dia 28 de abril de 2001, e sua ordenação Sacerdotal ocorreu poucos meses depois, também no mesmo ano, em 24 de agosto.

No retorno de Roma, o novo Padre assumiu como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis no Bairro Santos Dumont em Aracaju/SE e, amos mesmo tempo, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, também na capital. A menos de um ano foi escolhido para Reitor do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus. Em 2010, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Ponto Novo, em Aracaju/SE.

Com a experiência da passagem pelo Seminário Menor, muito profícua, em 24 de setembro de 2013, foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição e, ao mesmo tempo, Pároco de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Siqueira Campos, assumindo, tempos depois, a direção do Colégio Cristo Rei, anexo à Paróquia. No seu vasto currículo dentro da Arquidiocese, assumiu função de confiança junto ao arcebispado, como Chanceler, Notário nos Processos das Matérias reservadas à Sé Apostólica, Vigário Episcopal do Vicariato São Marcos Evangelista da Região Pastoral Norte/Oeste e, por último, até a eleição de bispo, Vigário Geral da Arquidiocese de Aracaju e membro do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores

A missão agora é no episcopado, como Auxiliar na Arquidiocese de Fortaleza, onde, com certeza, por sua expertise e apreço pela Igreja, dará a sua contribuição de forma exemplar, como foi sempre a sua atuação em todas as funções que assumiu.

Edmilson Brito, OFS

Assessor de Comunicação

Arquidiocese de Aracaju


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000