Aberto o seminário: Medellín 50 anos depois
Mais de cem pessoas das dioceses de Aracaju, Estância e Propriá estão participando do Seminário sobre a 2ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, a Conferência de Medellín, após 50 anos em que se discutiu a aplicação do Concílio Vaticano II na Igreja da América Latina.
O evento teve início nesta sexta-feira, 31 de agosto, e vai até o domingo, 1º de setembro, no antigo prédio do Seminário Menor, Bairro Industrial, em Aracaju. O Arcebispo Dom João Costa esteve na abertura, levou sua benção de pastor e saudou a todos desejando um excelente seminário.
Durante estes dias, vários serão os debates que contarão com o direcionamento de duas figuras de representação nacional no estudo da história da Igreja: O professor Pe. Ney de Souza, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), e o Professor Luiz Carlos Luz Marques, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Doutor em Histórias das Religiões e presidente da Comissão Histórica para a causa arquidiocesana da beatificação e canonização de Dom Helder Câmara.
“Este seminário é uma memória da conferência de Medellín que está completando 50 anos e foi um batismo da Igreja Católica na América Latina, da identidade da Igreja na América Latina a partir do Concílio Vaticano II, por isso é bom rememorar e também refletir sobre a nossa caminhada no continente latino americano”, destacou o palestrante Professor e Padre Ney de Sousa.
O professor Ney ressaltou que multa coisa mudou após o Concílio e a Conferencia de Medellín, mas muito ainda há que se avançar, principalmente quando se trata em trabalhar em pequenas comunidades e junto com os mais pobres, pois, seguindo ele, muita coisa vem acontecendo, mas que é preciso visualizar as novas realidades e novas maneiras de atuar, que a Igreja precisa ser como o papa pede: uma Igreja em saída.
Falando da importância da abertura das três dioceses de Sergipe em debater sobre a temática de Medellín, o Professor Luiz Carlos destacou que o momento é de muita dificuldade para a Igreja, mas que fica feliz com iniciativas como a de promover debates e seminários com tão relevante temática. “Medellín é a encarnação do Concílio Vaticano II para a América Latina. Medelín colocou a Igreja da América Latina, por algumas décadas, como protagonista do cristianismo católico no mundo contemporâneo”, refletiu o Professor Luiz Carlos.
Esse seminário foi preparado e organizado pela Cáritas Região Pastoral 2, que compreende as três dioceses de Sergipe.