Arquidiocese de Aracaju no XIV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude


A Arquidiocese de Aracaju foi representada no XIV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude, que aconteceu nos dias 7 e 8 de setembro, no Colégio Dom Bosco, em Brasília-DF, pelo Assessor Eclesiástico do Setor Diocesano da Juventude, o padre Anderson Gomes.

Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a juventude da CNBB, o encontro teve como tema “A mística e a eclesiologia de Papa Francisco. Que mística e eclesiologia devem animar a ação pastoral com os jovens e o Projeto IDE?”. Foi assessorado pelo Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, membro da Comissão Teológica Internacional e da Doutrina da Fé da CNBB.

Participaram do encontro o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, Dom Vilson Basso e o Assessor Nacional da Pastoral Juvenil, padre Antônio Ramos, SDB (padre Toninho). Ainda estiveram presentes Dom Antônio Emídio Vilar e Dom Nelson Francelino que compõem a referida Comissão para Juventude. Nosso Regional Nordeste 3 foi representado também por Dom Estevam dos Santos, nosso referencial da juventude.

Segundo o padre Anderson Gomes o encontro foi importante para gerar comunhão nos trabalhos de evangelização juvenil na Igreja do Brasil, nas nossas Dioceses e das expressões que trabalham com juventude. Foi um momento de aprofundamento dos Documentos do Magistério da Igreja que nos ajudam na Evangelização dos nossos jovens: “papa Francisco com sua Eclesiologia Espiritual, nos ensina que urge sair do nosso comodismo, das nossas seguranças e ir ao encontro das periferias...e uma dessas é a juventude que deixou de sonhar, de olhar para o Alto e de ter grandes ideais. Precisamos de ‘jovens conectados’, porém enamorados por Jesus Cristo, para assim encantar nossa juventude, sedenta de Infinito, Verdade e Beleza”, destacou padre Anderson.

O projeto trienal (2018-2020) de evangelização da Juventude do Brasil, denominado “IDE”, foi muito trabalhado para que cada Diocese possa implantá-lo, servindo de iluminação para as diversas expressões juvenis existentes.

O Sínodo dos Bispos para a Juventude, que acontecerá no mês de outubro em Roma, também foi abordado no encontro e, como os Setores Diocesanos, deverão trabalhar com os jovens os temas discutidos.

A próxima atividade do Setor Diocesano da Juventude será a participação no “Dia da Diocesaneidade”, que contará com um Espaço para nossa Juventude, e acontecerá em Aracaju no dia 15 de Novembro, a partir das 14h, no Parque da Sementeira.

#PadreAndersonGomes #SetorJuventude

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000