Povo de Deus celebra, com júbilo, 300 anos de criação da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Uma solene concelebração eucarística, nesta terça-feira, 25, coroou com grande júbilo, a programação comemorativa dos 300 anos de criação e instalação da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Socorro-SE. Realizada na praça principal da cidade, com significativo número de fieis, a cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e concelebrada pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa, e vários sacerdotes e diáconos, especialmente do vicariato São Marcos.

A comunidade paroquial aproveitou para render homenagens ao seu pároco, o padre Adeilson Almeida de Jesus que, coincidentemente, celebra 10 anos de ordenação presbiteral e três anos à frente dessa preciosa porção do povo de Deus. Uma das marcas mais relevantes e visíveis do pastoreio do padre Adeilson foi o arrojado projeto de restauração da Igreja Matriz.

Na homilia, Dom João Costa discorreu sobre diversos aspectos históricos da Igreja. O templo, recordou, foi construído pelos jesuítas, em “barroco tardio”, estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII. Na Arquidiocese de Aracaju, a matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um único templo histórico com conservação de 90 por cento de sua estrutura. Foi tombada como monumento histórico nacional pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 20 de março de 1943.

O arcebispo também fez referência aos incomensuráveis frutos espirituais produzidos nos 300 anos de existência da paróquia. “Impossível quantificar o número dos que aqui tiveram suas vidas transformadas pela ação da graça de Deus”. Dom João colocou no altar do Senhor todas as pessoas que ali receberam os sacramentos do Batismo, Crisma, Matrimônio e da Confissão.

A solene eucaristia foi ainda ocasião para o lançamento do selo comemorativo dos 300 anos da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). Os primeiros exemplares foram oferecidos a Dom João, Dom Lessa, a pessoas representativas da comunidade, e a várias autoridades civis, entre as quais o prefeito de Socorro, Inaldo Luiz da Silva.

Os participantes da Santa Missa acolherem com grande emoção a leitura da bênção apostólica do Papa Francisco ao padre Adeilson Almeida e comunidade pelo tricentenário da paróquia, invocando abundantes graças e favores celestiais. A leitura do documento do Santo Padre foi feita pelo seminarista Fagner.

#ParóquiaNossaSenhoradoPerpétuoSocorro #PadreAdeilsonAlmeida #300anosdeParóquia

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000