Religioso Escolápio é ordenado presbítero pelas mãos e prece de Dom João Costa


Os religiosos Escolápios da Província Brasil-Bolívia, celebraram, no sábado, 29, as alegrias e bênçãos da ordenação presbiteral de Alexandre Cléber Ribeiro Batista, SCH.P., pela imposição das mãos e prece do arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa. Com a participação de expressivo número de sacerdotes e fiéis, a solene celebração eucarística ocorreu na paróquia Nossa Senhora de Monte Serrat, Jardim Piabeta (Socorro-SE), comunidade onde floresceu a vocação do neo-sacerdote.

No rito de ordenação, a apresentação de Alexandre foi feita pelo padre Javier Aguirregabiria SCH.P., Superior da Província Escolápia Brasil-Bolívia.

Natural de Estância-SE e com 31 anos de idade, o padre Alexandre Cléber, iniciou sua caminhada vocacional no ano 2000, compondo o grupo de acólitos da então capela de Nossa Senhora de Monte Serrat, que pertencia à paróquia São Marcos Evangelista (Marcos Freire 1). O ingresso no pré-noviciado ocorreu em 2007. Sua caminhada formativa-vocacional foi construída em diversas instituições mantidas pelos Escolápios, em Governador Valadares-MG, Belo Horizonte-MG, e ainda na Colômbia e Bolívia.

Na homilia, Dom João Costa, ao definir a missão do sacerdote, assina recordou que o “padre é o continuador da obra maravilhosa que o Ungido de Deus veio ao mundo anunciar e praticar. Obra que vem do amor a Deus, para servir aos irmãos”. O prelado entende que “o bom padre deve ter sempre em mente a necessidade de estar em constante estado de oração. Em perfeita sintonia com a Igreja, com o seu Bispo e com os fiéis, integrando-se por completo ao Corpo Místico de Cristo”.

Os Escolápios são uma ordem religiosa fundada por São José de Calasanz, há 400 anos, com forte presença em vários países. Na Arquidiocese de Aracaju está presente por meio de quatro religiosas Escolápias, mais precisamente na comunidade paroquial do Jardim Piabeta. Duas brasileiras, uma espanhola e outra de Guiné Bissau, são responsáveis pelo funcionamento do Centro Escolápio Nossa Senhora de Monte Serrat, uma unidade educacional que acolhe dezenas de crianças e jovens carentes.

Três palavras sintetizam a preciosa missão dos Escolápios: “Educar, Anunciar e Transformar”. Como São José de Calasanz, são enviados por Cristo e a Igreja a evangelizar, educando crianças e jovens, especialmente pobres, por meio da integração da fé e da cultura (Piedade e Letras), para servir à Igreja e transformar a sociedade segundo os valores evangélicos de justiça e paz.

Dirigindo-se ao Superior Provincial, o arcebispo metropolitano enfatizou que a Arquidiocese de Aracaju está de portas abertas para acolher também o ramo masculino da família religiosa.

A primeira missa do padre Alexandre Cléber foi celebrada no domingo, 30, às 9h, na própria paróquia Nossa Senhora de Monte Serrat, comunidade que está sob os cuidados pastorais do padre Adriano Andrade dos Santos.

Durante a missa de ordenação, a função de cerimoniário foi exercida pelo Alan de Jesus Andrade Valença.

#Escolápios #PeAlexandreCléber #ParóquiaNossaSenhoradeMonteSerrat

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000