Tribunal Eclesiástico completa dois anos de funcionamento


Para comemorar os dois anos de existência do Tribunal Eclesiástico da Província de Sergipe, o arcebispo de Aracaju, dom João José Costa, vai presidir uma solene missa no dia 19 de outubro, às 16 horas, na Cúria Metropolitana, na Praça Olímpio Campos, 228, na capital sergipana.

O Decreto de criação do Tribunal se deu no dia 14 de outubro de 2016, pelo então arcebispo dom José Palmeira Lessa, que tinha, à época, Dom João Costa como coadjutor.

O que é um Tribunal Eclesiástico

O Tribunal Eclesiástico é um órgão da Igreja que realiza a justiça, colocando-se sob a sabedoria de Deus para dirimir, essencialmente, dentro de sua competência todas as questões relativas à Instituição como: declaração de nulidade matrimonial, questões sacerdotais e penais, patrimoniais, etc., facilitando, ainda, o acesso dos menos favorecidos economicamente.

O tribunal é composto pelos seguintes ministros: moderador, juízes (vigário judicial, vigário judicial adjunto, outros juízes), juízes instrutores, defensor do vínculo, promotor de justiça, advogado, notários, peritos, etc. Este tribunal julga as causas provenientes da Arquidiocese de Aracaju e das dioceses de Estância e Propriá.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000