Instituição responsável pela formação de futuros sacerdotes celebra 24 anos de fundação
O Seminário Maior da Província Eclesiástica de Aracaju, instituição dedicada e confiada a Nossa Senhora da Conceição, está comemorando 24 anos de fundação. Sua inauguração ocorreu precisamente no dia 7 de outubro de 1994. A equipe formativa e todos os seminaristas vivenciaram uma ampla programação comemorativa entre os dias 2 e 6/10, com celebrações presididas pelos bispos das dioceses de Aracaju, Estância e Propriá, e outros prelados com vínculos profundos com o seminário.
Uma santa missa, na manhã de sábado, sob a presidência de Dom Giovanni Crippa, bispo diocesano de Estância, foi o coroamento da programação. Concelebraram todos os padres formadores, outros sacerdotes da Província Eclesiástica, além de Dom Rubival Cabral Britto, bispo diocesano de Grajaú-MA. A celebração também teve o propósito de louvar e bendizer a Deus pelo aniversário natalício de Dom Giovanni, e de conferir o ministério do leitorato aos seminaristas Danilo de Jesus Santos e Romário dos Santos Oliveira.
Na homilia, o bispo de Estância destacou os grandes propósitos do Seminário Maior, mas também refletiu sobre as exigências para um fecundo trabalho missionário, numa referência ao mês das Missões: “a missão de um seminarista deve nascer do amor, do amor que cada um de nós tem para com Jesus, com o olhar aberto ao mundo, ao outro. A missão é uma dimensão do meu ser cristão; a missão não pode ser feita por outra pessoa, mas por mim, porque ela é a medida do meu amor para com Jesus. Se nós não fizermos missão não poderíamos ser considerados cristãos. Se eu não me sentir impulsionado a tornar visível o amor que sinto para Jesus, aquele amor não pode ser verdadeiro”.
A programação para celebrar os 24 anos do Seminário também foi enriquecida com a participação do bispo de Itabuna-BA, Dom Carlos Alberto, primeiro reitor da instituição; e de Dom Valdemir Vicente, bispo auxiliar de Fortaleza, primeiro integrante do episcopado egresso do Seminário.
Com mais de 60 seminaristas, a casa de formação dos futuros sacerdotes da Província Eclesiástica de Aracaju está sob os cuidados dos padres Jefferson Santos Pinheiro (reitor), Eugênio dos Santos (vice-reitor e ecônomo), Helelon Bezerra dos Anjos (diretor acadêmico) e Pedro Vidal (diretor espiritual).