Tribunal Eclesiástico Interdiocesano completa dois anos de criação


Uma missa marcou a passagem de dois anos de criação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, presidida pelo Arcebispo Dom João José Costa, que é, naturalmente, o moderador do Tribunal, realizada na tarde de ontem, 19 de outubro, na Cúria Metropolitana de Aracaju. A missa foi concelebrada pelo Padre Pedro Reis, vigário judicial, o Padre Henrique Pujol, defensor do vínculo. Estavam presentes o Diácono Fernando Paiva, juiz de mérito; Diácono Rômulo Canuto, Juiz auditor e Irmã Gilsa, juiza de Mérito.

O arcebispo falou da importância do Tribunal, que dar oportunidades as pessoas de buscarem regularizar suas situações de forma mais próxima, pois antes os processos eram julgados em Salvador. Dom João agradeceu a colaboração de todos que fazem parte do Tribunal, pelo trabalho e dedicação.

O Vigário Judicial destacou o quantitativo de processos que já tramitam no Tribunal, informando que têm 177 processos, sendo sessenta e seis já Julgados até a presente da data e que até novembro, pela pauta, serão julgados, ao todo, 85 processos, no curto espaço de um ano. Dos sessenta e seis processos julgados, cinquenta e cinco foram julgados positivamente e onze não conseguiram a nulidade dos casamentos.

Na visão do Padre Pedro, o Tribunal vem trabalhando de forma positiva, conseguindo o seu objetivo de julgar as causas de forma isenta e imparcial, pois os números comprovam, pela quantidade de processos aprovados, mas também pela não aprovação de outros processos. Ele agradeceu o apoio da Secretária do Tribunal, Sra. Suzi Mary e dos demais colaboradores da Arquidiocese de Aracaju, sede do Tribunal.

Na oportunidade, Dom João agradeceu ao Pe. Pujol que no começo assumiu a função de Vigário Judicial e pediu para deixar a atividade, mas continua na qualidade de defensor do vínculo.

Após a celebração, o Arcebispos, os padres, diáconos, a Irmã e os colaboradores da Arquidiocese participaram de uma singela recepção para comemorar a marca importante dos dois anos de sucessos do Tribunal.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000