Arquidiocese realiza com grande alegria ordenação de quatro novos diáconos


Quatro jovens da Arquidiocese de Aracaju deram um passo decisivo em sua caminhada rumo ao sacerdócio. Em solene celebração eucarística, na paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Siqueira Campos), nesta segunda-feira, 22 (Memória de São João Paulo II), pela imposição das mãos e prece de Dom José Palmeira Lessa, arcebispo emérito, Afonso Matos Correia Filho, Diógenes Rodrigo Rodrigues de Araújo, Jhonatan Michael Calixto Farias e Luiz Gustavo de Luz foram ordenados diáconos transitórios.

A santa missa foi concelebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e expressivo número de sacerdotes, diáconos permanentes e seminaristas. O grande público presente foi formado principalmente por familiares e fiéis das comunidades paroquiais em que os futuros presbíteros desenvolveram seu estágio pastoral.

O convite para que Dom Lessa presidisse a cerimônia teve uma motivação muito especial: foi ele, na condição de titular do governo pastoral da Arquidiocese, quem acolheu os quatro diáconos quando do ingresso no Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus e no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.

Na homilia, o arcebispo emérito destacou o incomensurável valor do ministério diaconal. “Estamos conferindo a esses jovens um sinal que não pode ser apagado, pois os configura ao Cristo servidor de todos”, disse. Para Dom Lessa, o diácono se torna um “imitador” da vida do Senhor, prolongando no mundo o serviço iniciado por Ele.

Ao receberem o primeiro grau da ordem, preparando-se para o presbiterato (segundo grau), os diáconos transitórios ficam habilitados para administrar o Batismo solene, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar em nome da Igreja aos matrimônios, levar o viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e as orações dos fiéis, administrar os sacramentos e presidir aos ritos dos funerais e da sepultura. Além disso, “servem o Povo de Deus na diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade”, conforme a Constituição Dogmática Lumen Gentium, no nº 29.

Os diáconos Afonso, Diógenes, Jhonatan e Luiz Gustavo de Luz vêm construindo sua longa jornada de preparação para o sacerdócio com trabalhos pastorais nas paróquias Santa Cruz e Sagrado Coração de Jesus (Carira-SE), Nossa Senhora do Rosário (Rosário do Catete-SE), Senhor do Bomfim (bairro Rosa Elze) e Sagrado Coração de Jesus (Laranjeiras-SE).

#OrdenaçãoDiaconal

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000