Homenagem especial da UFS para Dom Luciano José Cabral Duarte


A Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe vai receber o nome de Dom Luciano José Cabral Duarte, segundo arcebispo metropolitano de Aracaju. A cerimônia de aposição do nome está agendada para a próxima terça-feira, 20, na Galeria Jordão de Vieira (hall da Bicen, campus de São Cristóvão), às 16h30. No evento também ocorre a abertura da exposição “Luciano José Cabral Duarte e a UFS”.

Dom Luciano morreu em maio passado aos 93 anos. Em junho, o Conselho do Ensino, da Pesquisa e de Extensão da UFS (Conepe) aprovou moção de pesar em virtude do seu falecimento. O reitor Angelo Antoniolli assinou portaria determinando luto oficial de três dias.

Professor aposentado e emérito e um dos fundadores da UFS, Dom Luciano teve uma longa carreira como professor de Filosofia e Língua Latina.

Ele foi um dos homenageados na cerimônia dos 50 anos da instituição, que ocorreu em 15 de maio deste ano. Leia aqui o texto produzido por Ednalva Freire Caetano, pró-reitora de Gestão de Pessoas, que refez a trajetória de dom Luciano.

Natural de Aracaju, Dom Luciano nasceu em 1925 e foi ordenado sacerdote em 1948. Foi professor e primeiro diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. Com honras, obteve doutorado em Filosofia pela Sorbonne e foi o primeiro presidente do Conselho Diretor da UFS.

Foto: Arquivo UFS

#DomLucianoDuarte

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000