Na festa da padroeira de Aracaju, Dom João faz a abertura oficial do “Ano Vocacional”


A missa solene em honra a Nossa Senhora da Conceição, na manhã deste sábado, 8 de dezembro, na catedral, foi a ocasião escolhida pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, para fazer a abertura oficial do Ano Vocacional em nossa Arquidiocese (2018/2019), com o tema “Vocação, Juventude e Missão”. O grande propósito dessa grande jornada de evengalização pelas vocações é "promover, incentivar e despertar na juventude o ardor vocacional para os ministérios e serviços numa Igreja em saída".

A celebração reuniu expressivo número de sacerdotes, diáconos (transitórios e permanentes), religiosos, religiosas, seminaristas e devotos da excelsa padroeira de Aracaju.

Dom João afirmou que a Igreja é convocada a acompanhar, orientar e apoiar os nossos jovens em seu discernimento vocacional. “As nossas comunidades paroquiais devem se colocar em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora da Conceição, uma nova vocação para a Igreja”, observou.

Ainda na homilia, o arcebispo exortou para que “sejamos todos vocacionados, seguindo o exemplo de Maria de Nazaré, cuja vocação primeira foi a de ser a serva do Senhor para, na plenitude de sua pureza, exercer a vocação de ser a Mãe de Jesus e também a nossa Mãe”.

Subscrito por Dom João Costa e pelo padre Roberto Benvindo dos Santos, chanceler do Arcebispado, o Decreto de abertura do Ano Vocacional, foi lido pelo Vigário Geral, padre Genário de Oliveira Júnior, e tem o seguinte teor:

DECRETO DE ABERTURA DO ANO VOCACIONAL 2019

Considerando que na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, concluída no dia 28/10/2018 com a Missa presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, aos jovens do mundo inteiro, cujo tema foi “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, foi entregue ao Papa um documento que autorizou a sua publicação;

Considerando que na primeira parte do documento, intitulada “caminhava com eles” é apresentado o contexto no qual os jovens estão inseridos. Ressalta-se a Igreja em escuta, apontam-se “três juntas cruciais” e são abordadas questões como identidade e relacionamento, além do ser jovem hoje;

Considerando que a segunda parte, “Eles abriram os olhos”, reforça o papel renovador da juventude na Igreja, “portadora de uma santa inquietude”. Acolhimento, respeito e acompanhamento ao dinamismo dos jovens, que aborda o dom da juventude, o mistério da vocação, a missão do acompanhamento e a arte de discernir;

Considerando que por fim, em seu último título, “partiram sem demora, são pontuadas a sinodalidade missionária da Igreja, o caminhar juntos no cotidiano, o renovado ímpeto missionário e a formação integral”. Saindo o convite às conferencias episcopais e às Igrejas particulares para prosseguir no processo de discernimento com o objetivo de elaborar soluções pastorais específicas à realidade juvenil.

Considerando que Vocação é dizer SIM a Deus, pela fé, descobrir o próprio lugar na Igreja de hoje e no serviço aos irmãos. Para descobrir bem este projeto de Deus e faz necessário fazer um discernimento.

A Arquidiocese de Aracaju, na pessoa do nosso Arcebispo Dom João José Costa. Decreta, a Abertura do ano vocacional de 08/12/2018 a 24/11/2019, cujo tema: “VOCAÇÃO, JUVENTUDE E MISSÃO”.

Dado e passado na Cúria Metropolitana de Aracaju, aos 05 de dezembro de 2018.

Fotos: Adilson Siqueira (Pascom/Catedral)

#AnoVocacional

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000