Dom João completou 26 anos de sacerdócio de dedicação a Igreja e ao próximo


Exatamente no dia de ontem, 12 de dezembro de 1992, o Jovem carmelita João José Costa era ordenado sacerdote e dava sequencia ao seu desejo de servir a Deus através da doação de sua vida aos serviços da Igreja Católica Apostólica Romana.

Monsenhor Mário Rino Sivieri, hoje Bispo Emérito de Propriá, foi quem apresentou Dom João à Ordem do Carmo por volta do ano e 1985. Dando passos firmes, em 1988 fez os seus votos perpétuos, dai por diante prosseguiu na vida religiosa e se tornou uma grande referencia para os carmelitas, sendo provincial da sua Ordem e mais tarde Bispo.

Dom João iniciou a vida sacerdotal e logo foi eleito conselheiro provincial dos Carmelitas, em seguida foi enviado ao Convento de São José, de Princesa Isabel, como Administrador Paroquial das Paróquias Divino Espírito Santo, em Manaíra e Santa Teresinha, em Jurú, na Paraíba. Em 1996 foi novamente eleito Conselheiro Provincial e em 1999 foi escolhido Provincial da Ordem, sendo reeleito em 2002. Após o seu mandato como provincial, foi enviado a São Cristóvão/SE, onde assumiu as funções de Prior e ecônomo do Convento do Carmo.

O papa Bento XVI, em 7 de janeiro de 2009, o elevou à condição de Bispo para assumir a

Diocese de Iguatu, Ceará, sendo ordenado Bispo no dia 19 de março de 2009, em Lagarto-SE, sua cidade natal, pelas mãos do senhor Arcebispo Metropolitano de Aracaju, hoje Emérito, Dom José Palmeira Lessa.

Seu destaque maior não foi nas funções que atuou, mas sim no seu olhar atento aos anseios do povo humilde, por isso foi eleito com Presidente da Cáritas Brasileira e na atuação de Arcebispo em nossa Arquidiocese de Aracaju, todos percebem o seu grande esforço pelas causas sociais, dai faz jus o seu lema episcopal, “Servo por Amor”.

Parabéns Dom João pela passagem do dia de ontem! Abençoado seja sempre seu ministério e sua vida para continuar servindo a nossa Igreja e sendo testemunho e mensageiro da mensagem de Cristo.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000