Papa Francisco divulga mensagem para o Dia Mundial da Paz

Em sua costumeira mensagem de paz, como faz todo ano para o dia 1º de janeiro, o Papa Francisco escolheu para o 52º Dia Mundial da Paz o tema sobre a política como maneira de fomentar a paz. O Papa diz que é missão do discípulo oferecer a paz. Descreve sobre os desafios da boa política: “a função e a responsabilidade política constituem um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir o seu país, proteger as pessoas que habitam nele e trabalhar para criar as condições dum futuro digno e justo”.

O Pontífice condenou os vícios da política: “Para todos, está claro que os vícios da vida política tiram credibilidade aos sistemas dentro dos quais ela se realiza, bem como à autoridade, às decisões e à ação das pessoas que se lhe dedicam”.

Enalteceu que “a boa política promove a participação dos jovens e a confiança no outro” e reforçou sobre o papel de todos para alcançar a paz, melhorando o meio em que se vive. “Cada um pode contribuir com a própria pedra para a construção da casa comum”, disse o Papa.

Papa Francisco lembrou do aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e afirmou que é preciso conversão para que cada um possa ser portadores da paz:

“A paz é uma conversão do coração e da alma, sendo fácil reconhecer três dimensões indissociáveis desta paz interior e comunitária:

– a paz consigo mesmo, rejeitando a intransigência, a ira e a impaciência e – como aconselhava São Francisco de Sales – cultivando «um pouco de doçura para consigo mesmo», a fim de oferecer «um pouco de doçura aos outros»;

– a paz com o outro: o familiar, o amigo, o estrangeiro, o pobre, o atribulado…, tendo a ousadia do encontro, para ouvir a mensagem que traz consigo;

– a paz com a criação, descobrindo a grandeza do dom de Deus e a parte de responsabilidade que compete a cada um de nós, como habitante deste mundo, cidadão e ator do futuro.”

Veja a mensagem completa: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/papa-francesco_20181208_messaggio-52giornatamondiale-pace2019.html