Padres escolápios assumem paróquia Nossa Senhora de Guadalupe


A chegada dos padres escolápios à Arquidiocese de Aracaju foi oficializada nesta segunda-feira (28), com a posse dos padres Maurício Martins de Melo, Sch.P., e Alexandre Cléber Ribeiro, Sch.P., como pároco e vigário da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Loteamento Coqueiral (Porto Dantas). O arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, presidiu a cerimônia, ao lado de vários sacerdotes.

Com 49 anos de idade e cinco de ordenação presbiteral, o padre Maurício está vindo de Governador Valadares-MG, um dos quatro lugares do Brasil onde a família escolápia se faz presente. O padre Alexandre Cléber é natural de Estância-SE. Tem 32 anos de idade e foi ordenado em setembro de 2018, por Dom João Costa. Foi justamente durante a ordenação de Alexandre que o arcebispo metropolitano fez o convite ao Superior da Província Escolápia Brasil-Bolívia, padre Javier Aguirregabiria Sch.P., para que essa congregação também desenvolva sua bela obra na Arquidiocese de Aracaju.

Inspirados em São José de Calansanz, fundador dessa família religiosa, os escolápios - religiosos e leigos - se sentem enviados por Cristo e a Igreja a evangelizar educando crianças e jovens, especialmente pobres, por meio da integração da fé e da cultura (Piedade e Letras) para servir à Igreja e transformar a sociedade segundo os valores evangélicos de justiça e paz.

Dom João Costa exortou à comunidade para que acolham decididamente aos novos pastores, oferecendo o apoio e incentivo de que necessitam para exercerem plenamente o múnus de ensinar, santificar e governar.

A missão dos padres escolápios, frisou o arcebispo, também prevê a continuidade das obras do Centro Social Santa Teresinha, uma ação efetiva da Arquidiocese de Aracaju com enorme repercussão em dezenas de famílias do Coqueiral. O centro foi fundado há 18 anos por Maria das Graças e, em sistema de creche, atende mais de 100 crianças de 3 a 6 anos de idade. A Irmã Graça, como era conhecida, teve que se afastar da instituição por problemas de saúde.

Também concelebraram a missa de posse os padres Ozéas dos Santos, Adriano Andrade, Joselito Santana Lima e Eugênio dos Santos, ex-pároco da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e vigário episcopal (Vicariato São Marcos).

#Escolápios #ParóquiaNossaSenhoradeGuadalupe

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000