Dom João preside missa de encerramento do XIX Congresso da Cáritas, em Honduras
O XIX Congresso da América Latina e Caribe, promovido pela Cáritas, em Honduras, teve o seu desfecho nesta quinta-feira (7), com uma santa missa presidida por Dom João José Costa, arcebispo metropolitano de Aracaju e presidente da Cáritas Brasileira. Desde o dia 3, dezenas de participantes, representando diversos países, estiveram debruçados sobre o tema “Igreja em saída que transforma e cuida da casa comum”.
Em sua homilia, Dom João disse que o XIX Congresso proporcionou uma profunda experiência de fé, e gerou no coração de cada participante um renovado compromisso em favor da casa comum, o espaço onde, segundo ele, todos devem viver com dignidade. “Ao longo de toda esta semana, sentimos a presença amorosa de Deus, fomos motivados a viver a mesma experiência do profeta Elias quando do seu encontro com o Criador no monte Carmelo”, disse o arcebispo.
A identidade e a missão da Cáritas também foram abordadas por Dom João. “A Cáritas não é uma ONG. Cáritas é a caridade de uma Igreja que busca incessantemente encarnar o Evangelho, que lança seu olhar compassivo sobre as feridas da humanidade, que não fica indiferente diante dos crescentes apelos e desafios do povo de Deus”, ressaltou o prelado.
Conferências, workshop e mesas-redondas permitiram uma profunda reflexão acerca das tendências e desafios na América Latina e Caribe, especialmente sobre temas considerados prioritários pela rede Cáritas, como migração, cuidado da casa comum e economia solidária, entre outros.
Fotos: Cáritas Brasileira
#XIXCongressodaCaritasAméricaLatinaeCaribe #CáritasBrasileira