Papa pede à Cáritas para responder ao grito dos pobres e da terra

O Papa Francisco fez um chamamento à Cáritas da América Latina e Caribe a não deixar de responder, com espírito de caridade, ao grito dos pobres e da terra, recordando que esta instituição exerce um papel fundamental na construção de uma nova civilização de amor.

Em mensagem dirigida aos participantes do XIX Congresso da Cáritas, em Honduras, o Santo Padre, disse que o tema desse evento – “Igreja em saída, que transforma e cuida da casa comum” – está ligado ao próximo Sínodo da Amazônia, que se reveste de grande importância para os caminhos futuros caminhos de paz e desenvolvimento na região.

“A América Latina precisa se abrir para caminhos de paz e desenvolvimento integral do seu povo, por que seu rosto está ferido por tanta violência, sendo um problema estrutural da sociedade”, afirmou.

A mensagem do Papa enfatiza que a violência ocorre quando “não nos reconhecemos como irmãos e irmãs na estrada, nem no mesmo lar, nem quando dividimos o pão; essa ignorância faz que nos tratemos injustamente, nos faz se sentir excluídos".

Diante dessa violência estrutural, prosseguiu o Pontífice, a família Cáritas tem um papel fundamental a cumprir para gerar uma nova civilização do amor, que "o cristão é chamado a construir com sua vocação e suas possibilidades, comprometendo-se cada vez mais na busca de uma autêntica solidariedade em toda a família humana".

Ele também considerou que a participação na vida social permite que os cristãos sejam artesãos de um destino comum, guardiões dos dons recebidos e comprometidos com a construção de um futuro melhor e livre de toda opressão.

Fonte: https://www.vidanuevadigital.com/2019/02/09/el-papa-pide-a-caritas-responder-al-grito-de-los-pobres-y-de-la-tierra/