Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 na Arquidiocese de Aracaju

Em nível de Arquidiocese de Aracaju, a Campanha da Fraternidade de 2019 terá abertura oficial no dia 6 de março, às 16 horas, no local provisório da Catedral de Aracaju, anexo a Rádio Cultura. O Arcebispo dom João José Costa será o presidente da celebração.
O Arcebispo convida todo o clero, os diáconos, os representantes dos movimentos, comunidades e pastorais e os cristãos em geral para participar do momento de lançamento e se engajarem para que a campanha produza frutos.
O tema da CF/2019 é "Fraternidade e Políticas Públicas" e lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1,27), que foram definidos pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, considerando o processo que se faz todos os anos junto às dioceses por ocasião da avaliação da Campanha da Fraternidade.
O objetivo geral é "Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade" e conta com os objetivos específicos:
Conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.
Exigir a ética na formulação e concretização das políticas públicas.
Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de políticas públicas em âmbito Nacional, Estadual e Municipal.
Propor políticas públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis.
Trabalhar para que as políticas públicas eficazes de governo se consolidem como políticas de Estado.
Promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania.
Suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé.