Temas de grande relevância são debatidos na reunião geral do clero com o arcebispo


A Campanha da Fraternidade 2019 e as diversas ações pastorais desenvolvidas pela Arquidiocese de Aracaju estiveram na pauta da reunião geral do clero com o arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, nesta quinta-feira (21), no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição (bairro Lamarão). “Uma ocasião especial para lançarmos o nosso olhar sobre os resultados das iniciativas realizadas em 2018, e também sobre os grandes desafios da Igreja particular de Aracaju, para este ano”, disse o arcebispo, justificando a importância do encontro.

Laços de Amor Mariano

Logo na abertura, a reunião foi enriquecida com uma breve exposição sobre o carisma da Comunidade Católica Laços de Amor Mariano, que atua na Arquidiocese desde 2016. Fundada há quase 20 anos, na cidade de Medellín (Colômbia), com presença em vários países, essa comunidade abraçou a missão de propagar a Consagração Total a Jesus por Maria, pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort. Um dos incontáveis frutos dessa missão foi a fundação de uma comunidade de religiosas contemplativas. Em Aracaju, o apostolado da Laços de Amor Mariano envolve 22 leigos consagrados, sob a coordenação de Luciane Oliveira dos Santos Ferreira.

Fraternidade e Políticas Públicas

O tema da Campanha da Fraternidade 2019 - Fraternidade e Políticas Públicas – foi objeto de uma ampla reflexão exposta pelo médico Emerson Ferreira da Costa, membro do Conselho Nacional do Laicato (Conal). À luz do texto-base da CF 2019, da Doutrina Social da Igreja, e dentro do método ver, julgar e agir, o Dr. Emerson disse que, em relação às políticas públicas, os cristãos devem sair da indiferença e reconhecer a enorme importância desse assunto, buscar estar atualizado, buscar o melhor possível para todos e acompanhar as ações dos eleitos, tanto para o legislativo quanto para o executivo.

Várias ações pastorais foram sugeridas pelo palestrante para uma vivência efetiva da Campanha da Fraternidade em nossas comunidades paroquiais, entre elas uma ampla análise de conjuntura, criação de grupos de fé e cidadania, formação continuada, criação de grupos para acompanhamento das ações do Poder Legislativo (municipal e estadual), participação nos conselhos municipais e estaduais, conscientização de eleitores e candidatos, e um estudo permanente da Doutrina Social da Igreja.

A reunião geral do clero também contemplou a apresentação da prestação de contas de 2018, além de informes gerais acerca das diversas ações pastorais da Arquidiocese previstas para 2019. A condução do encontro ficou sob os cuidados de Dom João Costa, e dos padres Genário Oliveira Júnior (vigário-geral) e Rogério Santana (coordenador arquidiocesano de Pastoral).

A próxima reunião geral está agendada para o dia 16 de maio, das 9h às 16h, também no Seminário Maior.

#ReuniãodoClero

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000