Encontros indicam caminhos para a construção de paróquias missionárias, em nossa Arquidiocese


Aproximadamente 170 pessoas, entre padres e leigos, foram envolvidas em dois importantes encontros organizados pela Arquidiocese para refletir acerca de uma grande urgência: os meios para tornar as nossas paróquias células vivas da Igreja. Realizados em Itabaiana (23) e Aracaju (24), os encontros reuniram representantes de boa parte das comunidades paroquias dos quatros vicariatos da Arquidiocese. Sua realização ficou sob a responsabilidade da comissão “Igreja, comunidade de comunidades”, com a assessoria do padre Carlos Henrique dos Santos.

O padre Henrique observa que a renovação paroquial é uma urgência, um clamor profético, um apelo para a renovação das estruturas pastorais e administrativas, tornando-as mais missionárias. Tomando as palavras do Papa Francisco, ele enfatiza que a paróquia, como comunidade de comunidades, “é presença eclesial no território, âmbito para escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração”.

Nos dois encontros foram indicados os meios para operacionalizar e efetivar atividades missionárias que cada paróquia poderá realizar, culminando no surgimento de novas comunidades.

O arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, esteve no encontro realizado em Aracaju (Seminário Maior). Ele informou que a diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019) nos lembram de que “entre as formas de renovação da paróquia está a urgência de sua setorização em unidades menores, com equipes próprias de animação e coordenação, para favorecer a maior proximidade com as pessoas e grupos da região e o nascimento de comunidades, pois valoriza os vínculos humanos e sociais. Assim, a Igreja se faz presente nas diversas realidades, vai ao encontro dos afastados, promove novas lideranças e a iniciação à vida cristã acontece no ambiente em que as pessoas vivem” (103).

Fotos: Comissão Igreja comunidade de comunidades

#Comunidadedecomunidades #ParóquiasMissionárias #Setorização

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000