Reflexões sobre a Quaresma e a CF 2019 na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral


O profundo significado da Quaresma e as ações que marcarão a Campanha da Fraternidade 2019, em nossa Arquidiocese, foram os principais temas da reunião do arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, com o Conselho Arquidiocesano de Pastoral, neste sábado (9). O encontro, o primeiro do ano, reuniu dezenas de representantes de pastorais, movimentos e novas comunidades, além de alguns sacerdotes, na nova sala de reuniões da paróquia São José (bairro São José).

Um itinerário para o período quaresmal

Convidado por Dom João Costa, o padre Roberto Benvindo, pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes e Chanceler da Cúria Metropolitana, apresentou um itinerário para aprofundarmos a espiritualidade quaresmal. “Eis o tempo favorável para um salto qualitativo em nossa caminhada de fé”, observou. Para o clérigo, vivenciar profundamente o período quaresmal não pode limitar-se ao cumprimento de preceitos, como participar das celebrações litúrgicas próprias desse tempo.

“Somos convidados a seguir os passos de Jesus, caminhar com ele, sofrer com ele as suas tentações, as incompreensões, vivenciar com ele a sua experiência de intimidade com o Pai”, disse o padre Benvindo. Segundo ele, a Quaresma é um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da Palavra de Deus.

Campanha da Fraternidade 2019

As iniciativas que pontuarão a realização da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Aracaju foram apresentadas por José Lourenço Rodrigues, coordenador de campanhas da Sub-região Pastoral 2 na CNBB (Nordeste 3). “Iremos estimular, nas comunidades paroquiais, nos movimentos e pastorais, um amplo debate sobre o tema e o lema da CF: “Fraternidade e Políticas Públicas”; “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27). Ressaltou que os cristãos devem buscar conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

A reunião também permitiu que as pastorais, movimentos e novas comunidades compartilhassem de seus projetos de evangelização. O encontro foi conduzido pelo padre Rogério de Jesus Santos, coordenador arquidiocesano de Pastoral, com algumas intervenções do arcebispo metropolitano.

Os próximos encontros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral estão agendados para 18 de maio, 10 de agosto, 5 de outubro e 14 de dezembro, sempre às 8h30, na paróquia São José.

#ConselhoArquidiocesanodePastoral #PeRobertoBenvindo #CF2019

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000