Dom João Costa celebra 10 anos de Ordenação Episcopal


No dia em que toda Igreja celebra a festa do bem-aventurado São José, seu Padroeiro especial, a Arquidiocese de Aracaju louva a Deus pela comemoração dos 10 anos de ordenação episcopal do arcebispo metropolitano, Dom João José Costa. Membro da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, o metropolita foi nomeado em 7 de janeiro de 2009 pelo então Papa Bento XVI como terceiro bispo diocesano de Iguatu-CE. Sua ordenação ocorreu em 19 de março de 2009, em Lagarto-SE, pelas mãos de Dom José Palmeira Lessa. “Servo por amor” é o lema do seu episcopado.

Vida e missão

Dom João José da Costa é natural de Lagarto-SE. Filho de Noêmia Lima de Menezes e Francisco Barbosa da Costa (in memoriam), ele nasceu no dia 24 de Junho de 1958. É o 13º filho de uma prole de 18 irmãos.

​Em 1982, após concluir o “1º grau” (ensino fundamental), foi morar na cidade de Camocim de São Félix-PE, onde fez todo o ensino médio, já como postulante da Ordem do Carmo.

Foi apresentado à Ordem do Carmo pelo então Monsenhor Mário. Fez o noviciado em 1985, os primeiros votos em 1986 e os votos perpétuos em 1988.​

Concluiu os estudos filosóficos em Brasília, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Sua formação em Teologia foi construída no Instituto Teológico de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo, e no Instituto Franciscano de Olinda-PE (IFTO).

Sua ordenação presbiteral ocorreu em 12 de dezembro de 1992. No ano seguinte foi nomeado conselheiro Provincial dos Carmelitas. Ainda em 1993, foi enviado ao Convento de São José, em Princesa Isabel-PB. Em terras paraibanas, exerceu o ofício de administrador das paróquias Divino Espírito Santo, em Manaíra-BA e Santa Teresinha, em Juru-PB. Em 1996, foi novamente eleito Conselheiro Provincial e, em 1999, foi escolhido Provincial da Ordem, sendo reeleito em 2002. Após o seu mandato como provincial, foi enviado a São Cristóvão-SE, onde assumiu as funções de Prior e ecônomo do Convento do Carmo.

Além de Conselheiro, Prior do Convento do Carmo e formador do postulantado, também exerceu a função de vigário da paróquia Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão-SE. Nesse período, prestou assistência espiritual à Fazenda da Esperança, em Lagarto-SE.

Dom João exerceu seu ministério episcopal em Iguatu-CE até novembro de 2014, quando foi nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, pelo Papa Francisco. Com a renúncia de Dom José Palmeira Lessa, ele assumiu a titularidade do governo pastoral dessa arquidiocese em 18 janeiro de 2016.

O arcebispo metropolitano de Aracaju também é o presidente da Cáritas Brasileira.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000