Arquidiocese marca presença na I Semana Latino-americana de Iniciação à Vida Cristã, em Puebla


A histórica cidade de Puebla, no México, foi a sede da I Semana Latino-americana de Iniciação à Vida Cristã, de 18 a 22 de março, com representantes das conferências episcopais que formam o CELAM. O grande propósito desse evento: assumir de modo orgânico a Iniciação à Vida Cristã como maneira ordinária e indispensável para promover e formar discípulos missionários de Jesus Cristo na América Latina e no Caribe.

Essa grande jornada reuniu 24 Bispos, 50 presbíteros, 10 consagradas, 1 consagrado e 25 leigos e leigas. Teresinha dos Santos Resende Barbosa, coordenadora da Dimensão Bíblico-Catequética na Arquidiocese de Aracaju, participou à convite da CNBB, representando o Regional Nordeste 3 e a Catequese. Entre os presbíteros esteve ainda o padre Jânison de Sá Santos, pároco da paróquia São João Batista, em Cedro de São João (Diocese de Propriá).

A semana de estudos e reflexões teve início na tarde do dia 18, com a celebração eucarística no Santuário de Guadalupe, presidida por Dom Octavio Ruiz, secretário geral do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização.

No segundo dia de atividades (19), as reflexões tomaram por base as respostas dos questionários que as conferências enviaram ao CELAM em momento preparatório da I Semana Latino-americana de Iniciação à Vida Cristã.

Seguiu-se com a contextualização dos 40 anos da III Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, realizada em Puebla em 1979.

Ao longo dos demais períodos de estudos e partilha de experiências, várias conferências com temática bíblica, histórica e pastoral, ajudarão os participantes na elaboração de proposições para o processo de evangelização da Igreja tendo como eixo central a Iniciação à Vida Cristã.

O terceiro dia de atividades da I Semana Latino-americana de Iniciação à Vida Cristã foi marcado pelas atividades em grupos por áreas de pastoral para a reflexão e discernimento de iniciativas de evangelização para a América Latina.

Cada grupo, conforme sua área pastoral, indicou pistas de ação que culminem na elaboração de um itinerário de iniciação à Vida Cristã, que contemple: processo, pessoa, anúncio de Jesus Cristo, vivência da fé pela Palavra e sacramentos, mudanças de atitudes e testemunho de comunidade.

Durante os dias de trabalho, destacou-se a importância da troca de experiências entre os diversos países, representados por agentes de pastoral leigos e leigas, religiosos e religiosas, presbíteros e bispos, que confirmam a metodologia da experiência e vivências de fé como novos métodos de formação de discípulos missionários.

#DimensãoBíblicoCatequética #IniciaçãoàVidaCristã

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000