Milhares de fiéis meditam a Paixão e Morte de Jesus, na Orla da Atalaia


A Via-Sacra na Orla da Atalaia vai tomando proporções cada vez maiores, configurando-se como um dos principais eventos do itinerário quaresmal do povo de Deus da Arquidiocese de Aracaju. Isso ficou bem evidente na realização da caminhada penitencial, nesta terça-feira (9), pelo oitavo ano consecutivo. Os amplos espaços da orla foram tomados por milhares de fiéis procedentes de diversas comunidades paroquiais, especialmente dos vicariatos São Mateus e São Marcos.

A meditação dos mistérios da Paixão e Morte de Jesus e a Santa Missa, logo em seguida, foram presididas pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, acompanhado por dezenas de padres, diáconos e seminaristas.

Os passos de Jesus, da primeira até a última estação, foram seguidos com uma profunda reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e políticas públicas”. Uma oportunidade para contemplar “o imenso esforço de Jesus pela nossa salvação. Empenho vitorioso, pois das trevas brotou a luz; da morte, a ressurreição. Nossa esperança é que também o Brasil, por meio das políticas públicas, alcance a libertação de todos os males que nos impedem de ter vida e vida em plenitude”, enfatizou Dom João Costa.

No trajeto da Via-Sacra, entre a Galeteria Sergipana e os arcos da orla, homens e mulheres se revezaram na condução da cruz e das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. O cortejo foi guiado pelo grupo do Terço dos Homens da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Orlando Dantas), conduzindo tochas.

A Via-Sacra na Orla da Atalaia foi realizada pela primeira vez na quaresma de 2011, pela paróquia Bom Jesus dos Navegantes (Atalaia Velha). O propósito do então pároco, o padre Genário de Oliveira Júnior, era de contemplar, além dos paroquianos, os incontáveis turistas que visitam Aracaju nesta época do ano. Pelas dimensões que assumiu, todas as comunidades paroquiais da Arquidiocese, especialmente na Grande Aracaju, passaram a ser envolvidas nesse edificante exercício de piedade cristã.

Fotos: Carlos Barbosa e jornalista Edmilson Brito

#ViaSacraOrladaAtalaia

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000