Dom João Costa lança a carta pastoral sobre as novas comunidades


Durante a celebração da missa dos Santos Óleos e da renovação das promessas sacerdotais, o arcebispo de Aracaju, dom João José Costa lançou a Carta Pastoral sobre as Novas Expressões de Vida Cristã na Igreja de Aracaju. A celebração ocorreu na manhã desta Quinta-feira Santa, 18 de abril, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na capital sergipana. Clique aqui e baixe a Carta Pastoral. Veja a baixo à apresentação feita pelo Padre Everson Fontes durante a celebração:

APRESENTAÇÃO DA

CARTA PASTORAL DE

SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA, DOM JOÃO JOSÉ COSTA

(Igreja Matriz do Siqueira Campos, 18 de abril de 2019)

Reverendíssimos Sacerdotes e demais fiéis,

No zelo que comporta o tríplice múnus de santificar, ensinar e governar, o senhor Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, hoje, escreve e lança a sua primeira Carta Pastoral desde que chegou à nossa Igreja particular. Intitulada “As novas expressões de vida Cristã na Igreja de Aracaju”, dirige-se ao Clero, às pessoas consagradas, às Novas Comunidades e aos seus membros e demais fiéis leigos, explicitando-nos sobre as linhas orientadoras de formação e ação das Novas Comunidades de Vida presentes em nossa Arquidiocese.

No documento, Dom João José visa valorizar a relação entre os dons hierárquicos e carismáticos, cuja proveniência é o Espírito Santo de Deus. À dimensão carismática, como caminho de santidade e apostolado, principalmente para os fiéis leigos, o Arcebispo demora-se na tratativa, percebendo aí a inspiração das Novas Comunidades e dos Movimentos eclesiais. Igualmente, demonstra-se atento ao encargo que lhe recai pelo Episcopado de discernir os sinais carismáticos, tal como adverte aos bispos de todo o Orbe a Sagrada Congregação para Doutrina da Fé, na sua Carta “Iuvenescit Ecclesiae”.

Ao ressalvar as distintas espiritualidades da Novas Comunidades na Arquidiocese de Aracaju, o Prelado exorta a todas elas à vivência da comunhão como testemunho de eclesialidade, seja entre elas mesmas, seja com todo o Corpo Místico de Cristo, a Sua Igreja; à observância da obediência; ao serviço na autoridade, que leve sempre em conta “uma capacidade de escuta e abertura ao diálogo que caracterize o discreto e pontual exercício da função como expressão de paternidade ou maternidade espiritual” (Carta Pastoral “As novas expressões de vida Cristã na Igreja de Aracaju”); à uma sólida e reconhecida espiritualidade, que tenha como nascedouro os Sacramentos e que conduza os membros das Novas Comunidades a buscar assemelhar-se à uma humanidade perfeita como a de Jesus; à uma consistente e permanente formação, que respeite a construção pessoal de cada membro, sem desfocar do dado objetivo do carisma da Comunidade de Vida; à missionariedade da Igreja, segundo o ensinamento da Sagrada Hierarquia; aos cuidados para com os diversos estados de vida dos membros das Novas Comunidades e de suas famílias e vocações, respectivamente. Igualmente, se pronuncia acerca das indumentárias e insígnias, dos requisitos para a promoção vocacional, e localiza no Código de Direito Canônico a personalidade dessas associações. Exige a confecção de seus estatutos e consequente aprovação, após um apurado acompanhamento feito por si ou delegado à Comissão Arquidiocesana para as Novas Comunidades de Vida.

O senhor Arcebispo encerra a sua Carta Pastoral apostando que o seu escrito auxiliará na vivência da unidade em nossa Arquidiocese, “sempre respeitando a criatividade do Espírito Santo, que não cessa de renovar a Igreja do Senhor Jesus Cristo” (Ibidem). E, invocando o patrocínio da Imaculada Sempre Virgem Maria, abençoa a todos os que sentem no coração o anseio de corresponder ao chamado de Cristo, bem como tantos outros que se interessarão pelo documento ora publicado.

Pe. Everson Fontes

Assessor para as Novas Comunidades

OBS.: Em breve você poderá ter acesso a carta completa neste site.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000