Prelúdio do Tríduo Pascal, Missa dos Santos Óleos reúne todo o Clero da Arquidiocese


Profundamente inseridos no âmago do Mistério Pascal de Cristo, os bispos, sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Aracaju concelebraram, nesta Quinta-feira Santa (18), na matriz da paróquia Nossa Senhora de Lourdes (bairro Siqueira Campos), a Missa do Crisma, durante a qual foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos, e consagrado o Santo Crisma.

Nessa solene celebração eucarística, também chamada de Missa dos Santos Óleos e Missa da Unidade, foram renovadas as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. Com ela, a Igreja conclui a Quaresma – período litúrgico de 40 dias, em preparação para a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Salvador – já se inserindo no Tríduo Pascal.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e concelebrada também pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa, que fez a homilia.

Segundo Dom Lessa, essa celebração é plenamente sacerdotal. “Ao instituir a Eucaristia, Jesus também institui o sacerdócio ministerial, dotando alguns com um poder sagrado a serviço do Senhor, da Igreja e do mundo. Esses escolhidos representam o próprio Cristo como pastores do Seu Povo e cabeça do Seu corpo, a Igreja”, enfatizou.

Primeira Carta Pastoral

A Missa dos Santos Óleos foi a ocasião escolhida por Dom João para apresentar oficialmente a sua primeira Carta Pastoral, intitulada “As novas expressões de vida Cristã na Igreja de Aracaju”. Esse documento tem como destinatários o Clero, as pessoas consagradas, as Novas Comunidades e os seus membros e demais fiéis leigos, com preciosas orientações de formação e ação das Novas Comunidades de Vida presentes em nossa Arquidiocese.

Agradecimento especial

Ao final da Santa Missa, o padre Jadilson Andrade, representante do Clero, dirigiu um agradecimento especial a todos os sacerdotes presentes, desejando um fecundo ministério para todos. Recordou que "o sacerdócio ministerial resulta de uma especial participação do sumo e eterno sacerdote. Existe para o bem espiritual do povo de Deus. Pelo sacramento da Ordem, perpetuamos o sacerdócio de Cristo e levamos aos fiéis o os dons da redenção, associando a Igreja ao sacrifício de seu esposo".

#MissadosSantosÓleos #TríduoPascal

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000