Aracaju vai receber centenas de catequistas no 3º Nordestão de Catequese


A cidade de Aracaju vai se preparando, com grande expectativa, para receber centenas de catequistas na 3ª edição do Nordestão de Catequese. Realizado a cada três anos, esse evento irá envolver, de 26 a 28 de julho deste ano, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, participantes dos cinco regionais da CNBB, distribuídos pelos 9 estados do Nordeste. Será um encontro celebrativo, formativo e experiencial da caminhada da catequese. Excelente oportunidade para refletir sobre o tema “Do querigma à mistagogia: desafios e possibilidades para a Iniciação à Vida Cristã na atualidade, e o lema: “Dá-me de beber (Jo 4,7).

O tema será aprofundado por Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre-RS; Doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Università San Tommaso de Roma - Angelicum, Itália; professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Teologia da PUCRS. Na área de Teologia Sistemática, Dom Leomar atua em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana, coordena o Grupo de Pesquisa Antropologia Teológica, Ética e Pastoral.

A organização do 3º Nordestão de Catequese está sob os cuidados da Comissões Bíblico-Catequéticos dos Regionais 1,2,3,4 e 5, que disponibiliza um Caminho Orante, em preparação para o grande evento.

Clique aqui para baixar

Explicação da logomarca do 3º Nordestão de Catequese:

O poço de Jacó, cenário do encontro de Jesus com uma samaritana, é nossa inspiração.

Ao lado do poço, está sentado Jesus, a personificação da Palavra de Deus que se fez carne, abrindo-se ao diálogo com todos os povos e nações ao longo da História: "Dá-me de beber" Jo 4,7.

O poço transborda a Água da Vida que se derrama sobre as cinco regiões do Nordeste. As águas, que se derramam em cores, simbolizam o povo nordestino com sua alegria, força, cultura, geografia e história. Mas, sobretudo, sua religiosidade e fé.

As cores também traduzem suas caatingas, águas, matas, fauna e flora. O vermelho intenso do Nordeste revela a força do Espírito Santo que impulsiona e fortalece a todos que se dedicam ao Evangelho e à Catequese. Simboliza ainda o ardor da acolhida aos que estão e aos que chegam a nossa terra para juntos celebrarmos nossa caminhada bíblico-catequética, refletindo” Do Querigma à Mistagogia: desafios e possibilidades para a Iniciação à Vida Cristã na atualidade”.

Do encontro no poço, nasce a perspectiva que se projeta para o alto, anunciando a chegada do 3º Nordestão da Catequese, o qual terá seu berço à sombra dos Arcos da Orla, da Ponte sobre o Rio Sergipe e da silhueta acolhedora da Paróquia Santo Antônio, localizada na Colina, onde Aracaju nasceu.

#3ºNordestãodeCatequese #CaminhoOrante

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000