Ano Vocacional Arquidiocesano


Recordemos com júbilo que 2019 foi escolhido pela Arquidiocese de Aracaju como Ano Vocacional Arquidiocesano. Vejo nessa iniciativa do senhor arcebispo, Dom João Costa – e isso muito me alegra, como membro do Movimento Vocacional Serra - , o desejo de, mais uma vez, colocar toda a nossa arquidiocese, em estado de ‘Sensibilidade Vocacional’, assim como fizera há cerca de quatro décadas passadas, Dom Luciano Cabral Duarte, quando, num momento de inspiração divina, criou a conhecida “Oração pelas Vocações”, a qual rezamos até hoje em nossas celebrações dominicais.

Na tentativa de se alcançar os objetivos desejados, foi constituída uma comissão de articulação das atividades visando á implementação do Ano Vocacional Arquidiocesano, comissão esta constituído por alguns sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos, membros do Movimento Serra e do SAV – Serviço de Animação Vocacional.

Dentre as atividades programadas, algumas já foram realizadas, com êxito, graças a Deus, a exemplo da solenidade de abertura, dia 08 de dezembro passado, na festa de Nossa Senhora da Conceição; a manhã de aprofundamento do Texto-base do IV Congresso Vocacional Brasileiro; o Retiro para lideranças juvenis; a celebração do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema escolhido pelo papa Francisco “A coragem de arriscar pela promessa de Deus” e o Encontro da CRB, com o tema do sínodo da juventude e vida consagrada.

Diversas outras atividades já estão programas, algumas inclusive com datas já definidas, exemplo do Encontro Vocacional Misto, dia 2 de junho; a Jornada Arquidiocesana da Juventude, de 7 a 9 de junho; a celebração da Novena Vocacional, no mês de julho; o Anúncio Vocacional, dia 4 de agosto, quando a Igreja celebra o Dia do Padre; o Dia Nacional da Juventude, dia 6 de outubro; o Encontrão de Coroinhas e a Peregrina da Juventude, em datas a serem definidas.

Portanto, espera-se que, com as atividades, programadas em âmbito diocesano, e aquelas que poderão, e deverão ser realizadas no âmbito das comunidades paroquiais, dos movimentos e pastorais, das famílias entre outras possibilidades, possamos estar cumprindo aquilo que mandou o Mestre Jesus, ao perceber que “A messe é grande, mas os operários são poucos... “Pedi, pois ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” {Mt 9,37}. Que ao ouvir o “Segue-me” de Jesus, muitos possam responder “Eis-me aqui, faça-se em mim, conforme a tua Palavra”.

*O Prof. José Ginaldo de Jesus é vice-presidente nacional do Movimento Serra

#AnoVocacional #MovimentoSerra

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000