Arquidiocese de Aracaju define ações para celebrar o Mês Missionário Extraordinário


O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) já elencou as diversas ações que vão pontuar o Mês Missionário Extraordinário (outubro), na Arquidiocese de Aracaju. Todo o planejamento foi apresentado no sábado (10), durante reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, pelo padre Josivaldo Nivaldo, coordenador do conselho. Por sugestão do arcebispo metropolitano, Dom João Costa, a abertura ocorrerá no dia 1º de outubro, com celebração eucarística, em cada uma das 18 foranias.

A programação prevê para o período de 1º a 6 de outubro a realização de várias ações missionárias em todas as nossas paróquias. No dia 6/10, as comunidades paroquiais irão celebrar a missa de envio dos missionários. Também estão programadas visitas missionárias e vigília no dia 19 de outubro, em preparação para o Dia Mundial das Missões (20/10), data em que se realiza a Coleta Missionária.

O Mês Missionário Extraordinário, realizado pela Igreja em todo o mundo, celebra o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV. Ele foi convocado pelo Papa Francisco que encomendou à Congregação para a Evangelização dos Povos e às Pontifícias Obras Missionárias (POM), “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

O tema geral é “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O padre Josivaldo Nivaldo recordou o apelo do Papa Francisco no sentido de que “Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão -, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas”.

Origem

O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 21). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

#MêsMissionárioExtraordinário

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000