top of page

Arquidiocese vivencia Semana Nacional da Família


Celebrações eucarísticas, procissões e outros momentos celebrativos marcam a Semana Nacional da Família, de 11 a 17 de agosto, em várias comunidades paroquiais da Arquidiocese de Aracaju. A missa de envio, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João Costa, ocorreu no sábado (10), na catedral metropolitana (rua Propriá, 222). O tema geral dessa iniciativa traz uma pergunta: “A família, como vai?”, rememorando a Campanha da Fraternidade de 1994, de mesmo título.

A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). O seu grande propósito é refletir sobre a missão da família na Igreja e na sociedade.

Os encontros celebrativos proporcionam reflexões acerca de temas como família, vocação e juventude; família e políticas públicas; família, defensora da vida; e matrimônio e família no plano de Deus.

Paróquia São José

Na paróquia São José, em Aracaju, foram programadas celebrações eucarísticas todos os dias na Igreja Matriz (Praça Tobias Barreto), na Igreja São Lucas, nos colégios e condomínios do bairro. No sábado (17), haverá a Caminhada das Famílias, saindo da Igreja São Lucas, às 16h, em direção à Matriz, concluindo com santa missa.

Paróquia Nossa Senhora d´Ajuda

Em Itaporanga d´Ajuda-SE, a Semana Nacional da Família é enriquecida com missas diárias (19h) em residências de casais paroquianos. No sábado (17), às 18h, a missa de encerramento ocorrerá na casa do casal Érica e Glauco, seguida de procissão até a Capela de Santo Antão.

História

A Semana Nacional da Família nasceu da percepção da então coordenação do Setor Família e Vida da CNBB, hoje Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, sobre a necessidade de defender e promover os valores familiares. Com isso, foi escolhida a semana seguinte ao Dia dos Pais para comemorá-la. O objetivo é mobilizar a Igreja Católica de todo o Brasil no sentido de expandir os verdadeiros valores da família, como o amor, a amizade, a partilha e a solidariedade.

#SemanaNacionaldaFamília

bottom of page