35 anos da morte de Dom Fernando Gomes, segundo bispo de Aracaju



Dom Fernando Gomes dos Santos, segundo bispo diocesano de Aracaju, faleceu no dia 1º de junho de 1985, aos 75 anos de idade. O seu governo pastoral começou em 1949 e se prolongou até 1957, ano em que foi designado arcebispo da recém-criada arquidiocese de Goiânia. A fundação do SAME, da Faculdade Católica de Filosofia e da Faculdade de Serviço Social, e a preparação para a criação das dioceses de Estância e Propriá são algumas das diversas marcas do fecundo pastoreio de Dom Fernando Gomes.

Ele participou do Concílio Vaticano II e da II Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano, em Medellin, na Colômbia. Influenciou na criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi membro do Comitê Central da CNBB, Secretário do Regional Centro-Oeste, Grão Chanceler da Universidade de Goiás e Fundador da Universidade Católica de Goiás. Seu corpo foi sepultado na catedral de Goiânia.

Dom Fernando viveu intensamente o seu lema episcopal: Predica Verbum = Prega a Palavra (2 Tim 4, 2). Dedicou-se, de corpo e alma, às visitas pastorais em todas as paróquias e capelas da capital e do interior, empreendeu a reforma do prédio do Seminário e incrementou o cultivo das vocações sacerdotais.

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000