A preciosa missão do SAV para o surgimento novas vocações

Atualizado: Ago 1

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1981, na sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como Mês Vocacional. O objetivo principal é conscientizar as comunidades da importância das vocações para a Igreja. Em 2020, temos como tema “Amados e chamados por Deus", e como lema: "és precioso a meus olhos... Eu te amo” (Is 43,4).

Neste sentido, gostaríamos de aproveitar o início deste mês de agosto para salientar a importância das vocações, como também o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da nossa Arquidiocese e seus objetivos.

A Igreja é a “Assembleia dos chamados”. Portanto, todos os cristãos são vocacionados/chamados por Deus. Mas, logo surge a seguinte pergunta: somos chamados/vocacionados a que? Eis a resposta: ao amor. Pois, amar é a capacidade dada por Deus ao homem, que nos assemelha a Ele: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" (Gn 1, 26); “Deus é amor” (1Jo 4,8).

Amar é a primeira vocação do homem e da mulher, e este amor é traduzido na Igreja por “santidade”. Assim nos ensina o Papa Francisco, na Exortação Apostólica sobre a santidade no mundo atual: “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra.”

Tomando consciência da nossa verdadeira vocação, logo compreendemos que toda a nossa vida deve estar orientada para responder ao chamado de Deus. Sendo assim, o Senhor nos chama por caminhos específicos, para que cheguemos ao objetivo final, o Céu.

Portanto, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) nasce do mistério da Igreja e põe-se ao serviço dela para ajudar aos diversos jovens que ainda não discerniram o caminho que o Senhor sonhou para eles, que na sua liberdade amorosa, desejam trilhar.

O SAV está fundamentado em quatro pilares que são sua razão de existir: rezar, despertar, acompanhar e colaborar com os jovens vocacionados.

Por fim, durante este mês de agosto, como não será possível a realização do anúncio vocacional, a equipe do SAV arquidiocesano, vai utilizar as mídias sociais (Facebook, Instagram e YouTube) para o melhor proveito do mês vocacional, a saber:

No dia 02/08 (domingo), haverá a Santa Missa de abertura do mês vocacional na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com transmissão pelo Instagram do SAV (@sav_arquiaju) e da própria paróquia (@pnsradocarmo).

No mesmo dia (02/08), às 9h, o Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus promoverá um encontro vocacional online para os jovens vocacionados à vida sacerdotal diocesana. Isso ocorrerá via Google Meet (mais informações através do @sav_arquiaju).

Para os dias 08, 14, 21 e 28 de agosto estão programadas lives vocacionais com diversos temas e testemunhos vocacionais, conforme as semanas temáticas do mês vocacional.

Pela equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV)