A preciosa missão do SAV para o surgimento novas vocações

Atualizado: Ago 1



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1981, na sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como Mês Vocacional. O objetivo principal é conscientizar as comunidades da importância das vocações para a Igreja. Em 2020, temos como tema “Amados e chamados por Deus", e como lema: "és precioso a meus olhos... Eu te amo” (Is 43,4).


Neste sentido, gostaríamos de aproveitar o início deste mês de agosto para salientar a importância das vocações, como também o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da nossa Arquidiocese e seus objetivos.


A Igreja é a “Assembleia dos chamados”. Portanto, todos os cristãos são vocacionados/chamados por Deus. Mas, logo surge a seguinte pergunta: somos chamados/vocacionados a que? Eis a resposta: ao amor. Pois, amar é a capacidade dada por Deus ao homem, que nos assemelha a Ele: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" (Gn 1, 26); “Deus é amor” (1Jo 4,8).


Amar é a primeira vocação do homem e da mulher, e este amor é traduzido na Igreja por “santidade”. Assim nos ensina o Papa Francisco, na Exortação Apostólica sobre a santidade no mundo atual: “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra.”


Tomando consciência da nossa verdadeira vocação, logo compreendemos que toda a nossa vida deve estar orientada para responder ao chamado de Deus. Sendo assim, o Senhor nos chama por caminhos específicos, para que cheguemos ao objetivo final, o Céu.


Portanto, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) nasce do mistério da Igreja e põe-se ao serviço dela para ajudar aos diversos jovens que ainda não discerniram o caminho que o Senhor sonhou para eles, que na sua liberdade amorosa, desejam trilhar.


O SAV está fundamentado em quatro pilares que são sua razão de existir: rezar, despertar, acompanhar e colaborar com os jovens vocacionados.


Por fim, durante este mês de agosto, como não será possível a realização do anúncio vocacional, a equipe do SAV arquidiocesano, vai utilizar as mídias sociais (Facebook, Instagram e YouTube) para o melhor proveito do mês vocacional, a saber:


No dia 02/08 (domingo), haverá a Santa Missa de abertura do mês vocacional na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com transmissão pelo Instagram do SAV (@sav_arquiaju) e da própria paróquia (@pnsradocarmo).


No mesmo dia (02/08), às 9h, o Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus promoverá um encontro vocacional online para os jovens vocacionados à vida sacerdotal diocesana. Isso ocorrerá via Google Meet (mais informações através do @sav_arquiaju).


Para os dias 08, 14, 21 e 28 de agosto estão programadas lives vocacionais com diversos temas e testemunhos vocacionais, conforme as semanas temáticas do mês vocacional.



Pela equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV)

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000