Abertura oficial da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Aracaju


Em plena sintonia com a Igreja no Brasil, a Arquidiocese de Aracaju deu início, nesta Quarta-feira de Cinzas (06), a Campanha da Fraternidade 2019. A abertura oficial ocorreu durante solene celebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e concelebrada por vários sacerdotes e diáconos, na catedral metropolitana.

Proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha deste ano adota o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O seu grande propósito é estimular, especialmente no período da Quaresma, a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

Dom João recordou que nesse tempo de graça, preparando-nos para a Páscoa, “somos convidados a rasgar o coração, e não as vestes, para podermos contemplar o infinito amor de Deus por nós”. O prelado também deu destaque ao valor e sentido dos exercícios quaresmais: “somos chamados por Jesus, a assumir com fidelidade as obras de justiça com o outro: a Esmola (caridade); para com Deus, a Oração e para consigo mesmo o Jejum”.

Falando especialmente sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, Dom João defendeu uma efetiva presença da Igreja, por meio do clero e dos leigos, na busca, na participação e na resolução dos problemas sociais e em todo processo de formulação das Políticas Públicas.

Ao final da santa missa, um grupo de jovens da paróquia Nossa Senhora da Vitória (São Cristóvão-SE) fez uma bela encenação sobre as diversas políticas públicas defendidas pela sociedade brasileira, sobretudo nas áreas da saúde, educação, segurança pública, infância e juventude, e direitos das mulheres e dos trabalhadores.

#CampanhadaFraternidade

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000