Arquidiocese de Aracaju apresenta Diretório Litúrgico-Sacramental



A Arquidiocese de Aracaju está colocando à disposição dos seus padres e diáconos um documento de extraordinária importância para a celebração dos Sacramentos: o Diretório Litúrgico-Sacramental, apresentado oficialmente nesta quarta-feira (8), na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição. Esse documento indica normas para a preparação e realização dos Sacramentos, nas 112 comunidades paroquiais da Arquidiocese. A versão impressa será distribuída com todo o clero arquidiocesano até sexta-feira (10), e, posteriormente, comercializada na Livraria Cultura.


As justificativas para a construção do Diretório foram expostas pelo padre Genário de Oliveira Júnior, vigário geral da Arquidiocese. No documento, ressaltou, são apresentados, “a partir de brevíssima catequese, os ensinamentos dos mistérios sacramentais, na tentativa de, pela consciência de quem os concede e recebe, levar a todos à contemplação de tais riquezas da graça divina, despertando entusiasmos nas almas, criando apóstolos do Reino de Deus”.


O arcebispo metropolitano, dom João José Costa, pede que o documento seja profundamente estudado por todos “para que possamos celebrar os divinos mistérios com clara consciência do que estamos a fazer, sempre em nome de Cristo e da Sua Igreja, para a salvação das almas”. O prelado também solicita que o Diretório seja obedecido “com religioso acatamento nas paróquias e comunidades desta Arquidiocese, deixando-se levar pelo amor a Deus, à Igreja e aos irmãos”.


Oportunamente, haverá formações (on-line) para um maior aprofundamento do documento.