Arquidiocese de Aracaju realiza com sucesso a grande Festa da Unidade


Numa profunda comunhão de fé, o povo de Deus da Arquidiocese de Aracaju vivenciou, neste feriado de 15 de novembro, as grandes alegrias e bênçãos da segunda edição do Dia Arquidiocesano da Unidade. O Parque da Sementeira, palco do evento, recebeu um público bem superior ao da edição de 2018. Pelos excelentes resultados alcançados, em todos os sentidos, essa data (15/11) está definitivamente inserida no calendário anual da Igreja Particular de Aracaju.


Logo na abertura da programação, o arcebispo metropolitano, dom João José Costa, expressou sua gratidão a todos os presentes. Ele enfatizou que o grande propósito desse sublime momento de congraçamento é “favorecer a consciência entre todos os fiéis, religiosos e sacerdotes, de que eles pertencem à Arquidiocese, além de motivar e fortalecer o comprometimento de cada um de nós para com a ação evangelizadora da Igreja”.


Esse grande encontro de unidade é estruturado por várias atrações, dentro de uma ampla programação que contempla apresentações artísticas e culturais, santa missa, momento de louvor. Também agregaram valor ao evento a Feira Vocacional, os stands das escolas confessionais e da Rádio Cultura de Sergipe, além das tendas de Adoração ao Santíssimo Sacramento e da Misericórdia, espaço para atendimento de confissões. Na edição deste ano, a venda de lanches foi concentrada numa grande praça de alimentação, que ficou sob a responsabilidade de pastorais e movimentos.


Unidade na diversidade


A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, e concelebrada pelo arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa, e expressivo número de sacerdotes. A sagrada liturgia ainda contou como acólitos vários diáconos permanentes e seminaristas, e a preciosa contribuição da Comunidade que Canta.


Na homilia, dom João Costa enfatizou a importância da valorização da unidade na diversidade. “Na Igreja, somos UM, mas também somos muitos. Unidade e diversidade andam de mãos dadas. Unidade depende de diversidade. Diversidade saudável contribui para a unidade”, assinalou, lembrando a advertência de Jesus, após reafirmar o seu amor pelos seus amigos: “Permanecei no meu amor”.


O arcebispo metropolitano disse que na Celebração Eucarística, “cada um apresenta um dom diferente para ser oferecido em união com a oferta de Jesus: a dedicação ao aperfeiçoamento da sociedade; os esforços para consolar os que sofrem; o desejo de dar testemunho da justiça; o propósito de trabalhar pela paz e a fraternidade; a alegria de uma família unida, ou o sofrimento no corpo ou no espírito. Dons diferentes, sim, mas todos unidos no único grande dom do amor de Cristo pelo seu Pai e por nós, tudo unidos na unidade de Cristo e do seu Sacrifício”.


Merecidas homenagens


O Dia Arquidiocesano da Unidade se constituiu ainda em excelente oportunidade para homenagear o clero, seminaristas e colaboradores (secretários e zeladores) das nossas comunidades paroquiais. A governadora em exercício, Eliane Aquino, e o vereador Américo de Deus, que participaram da santa missa, também foram homenageados.


Louvor e Adoração


Logo após, a sagrada eucaristia, o grande público foi presenteado com um momento especial de louvor e Adoração conduzido por Walmir Alencar (Ministério Adoração e Vida) e pelo padre Paulo Lima.


Mãos que construíram a festa da unidade


A organização desse evento foi preparada por uma grande equipe formada por representantes de movimentos e novas comunidades, com a coordenação geral do padre Marcelo Conceição, que dirigiu um profundo agradecimento a todas as pessoas (padres e leigos), além de instituições públicas e privadas, direta e indiretamente envolvidas na realização da festa.


Sorteio


Para ajudar no pagamento das despesas da festa da unidade, a Arquidiocese promoveu o

sorteio de uma moto Avelloz 0km. O bilhete contemplado foi o de número 0022.


Reportagem e fotos: Carlos Barbosa e Edmilson Brito


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000