• Carlos Barbosa 2255/SE

Arquidiocese promove grande encontro sobre setorização nas paróquias

Todas as comunidades paroquiais da Arquidiocese de Aracaju estão sendo mobilizadas para participarem de um importante encontro sobre “setorização”, dia 1º de março, das 8h às 12h, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. A temática central desse evento é “Igreja: Comunidade de Comunidades, igreja que se reúne nas casas”. Em um convite dirigido a todos os padres, o arcebispo metropolitano, dom João José Costa, solicita que cada paróquia envie quatro representantes.

Dom João recorda que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019) sugerem que “entre as formas de renovação da paroquia está a urgência de sua setorização em unidades menores, com equipes próprias de animação e coordenação para favorecer uma maior proximidade com as pessoas e grupos da região e o nascimento de comunidades, pois valoriza vínculos humanos e sociais. Assim, a Igreja se faz presente nas diversas realidades, vai ao encontro dos afastados, promove novas lideranças e a iniciação à vida cristã acontece no ambiente em que as pessoas vivem” (103).

Para o arcebispo, a renovação paroquial “é uma urgência, um clamor profético, um apelo para a renovação das estruturas pastorais e administrativas, tornando-as, mais missionárias”. Ele reproduz as palavras do Papa Francisco ao sustentar que a paróquia, como comunidade de comunidades, “é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da Palavra o crescimento da vida Cristã, o diálogo, o anuncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração”.

Os organizadores solicitam uma contribuição de R$10,00, por participante, para ajudar nas despesas do encontro. A ficha de inscrição já foi encaminhada para as paróquias e deve ser entregue no dia do evento.