• Carlos Barbosa 2255/SE

Assembleia define prioridades para a caminhada pastoral da Igreja, em Sergipe


As dioceses de Aracaju, Estância e Propriá vivenciaram, no sábado (28/9), um momento muito especial de comunhão na Assembleia da Sub-região Pastoral 2. Sediado na paróquia São José, em Aracaju, esse encontro teve o propósito de definir as grandes prioridades da caminhada pastoral da nossa província eclesiástica, tendo como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja para o quadriênio 2019-2023 e as propostas da 57ª Assembleia Regional de Pastoral (RNE3).


Além dos bispos diocesanos - Dom João Costa (Aracaju), Dom Vítor Agnaldo (Propriá) e Giovanni Crippa (Estância -, participaram da assembleia os vigários episcopais e forâneos, coordenadores de pastorais e movimentos, e representantes das religiosas e de novas comunidades.


Coube a dom Giovanni Crippa a tarefa de fazer uma explanação das propostas do Regional N3 para uma efetiva vivência dos quatro pilares apontados pelas novas Diretrizes: Palavra (Iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral), Pão (liturgia e espiritualidade), Caridade (serviço à vida plena) e Ação Missionária (estado de permanente missão).


Dom Giovanni, que também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, lembrou que as novas Diretrizes estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada pelos quatro pilares.


As Diretrizes 2019-2023, explicou dom Giovanni, foram elaboradas para ajudar a Igreja no Brasil a responder aos desafios evangelizadores num mundo e num país cada vez mais urbano. O seu objetivo geral é “evangelizar pelo anúncio da Palavra, formando discípulos e missionários de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum, testemunhando o Reino de Deus, rumo à plenitude”.


Distribuídos em grupos de trabalho, por diocese, os participantes da assembleia tiveram a oportunidade de avaliar as cinco urgências das DGAE 2015-2019 - indicando conquistas e dificuldades -, e apontar as prioridades da Igreja em Sergipe (Sub-região Pastoral 2) para os próximos quatro anos.




Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000