Catequese sobre a Mentira

Padre Tenório Fialho dos Santos


A mentira não tem origem em Deus. Ela não é obra de Deus; é coisa do maligno, pertence ao diabo. Este “não se manteve na verdade, porque nele não há verdade. Quando diz mentira, fala sua própria linguagem, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8, 44). O diabo (divisor, enganador, caluniador) usa a mentira para separar o homem de Deus. Mas, afinal, o que é a mentira?


A Santa Mãe Igreja afirma categoricamente que “mentir é falar ou agir contra a verdade para induzir em erro. A mentira consiste em dizer o que é falso, com a intenção de enganar o próximo. (Catecismo da Igreja Católica, 2483.2508). A Mentira é, portanto, enganação, falsidade, fingimento. A mentira tem como objetivo destruir a verdade.


A verdade significa autenticidade, sinceridade, honestidade. A mentira é um pecado: ofende profundamente o coração de Deus e ao próximo. Quando mentimos não glorificamos a Deus, não estamos fazendo a vontade de Deus; negamos a Deus, distanciamos de Deus. Quando falamos a verdade estamos praticando o bem. A mentira escraviza a pessoa humana. A verdade liberta-a (cf. Jo 8, 32).


Deus não ama a mentira. Ele condena, abomina, odeia a mentira: Lábios mentirosos o Senhor abomina, agradam-lhe os que praticam a verdade” (Pr 12, 22). Deus ama a verdade. Fomos criados por Deus para viver na verdade. Deus é o Deus da verdade. Deus é a Verdade (cf. Jo 14, 6; 17, 3), a Verdade Plena: “Deus, Pai da verdade [...]. A ti invoco Deus Verdade, princípio, origem e fonte da verdade de todas as coisas verdadeiras” (AGOSTINHO, Solilóquios, p. 16).


Portanto, o diabo é o grande enganador, mentiroso. A Mentira é coisa horrível, maléfica, demoníaca, vergonhosa. No coração de Deus não existe mentira. A mentira nunca faz bem a ninguém. Mentira é sempre mentira. Mentir é faltar com a verdade; é enganar, fingir. Ser verdadeiro é ser sincero, transparente, honesto. Por isso:Não mintais uns aos outros (Cl 3, 9), “ Falai a verdade cada um ao seu próximo” (Ef 4, 25). A verdade é bendita, divina.


A Verdade é Deus. Sendo assim, não podemos compactuar com a mentira. Esta destrói a relação com Deus, causa conflitos entre as pessoas, perde a confiança. Abandonemos a mentira, busquemos a Verdade (Deus). O cristão é aquele que odeia a mentira, ama a verdade; diz a verdade com caridade. Que sejamos guiados pelo Espírito Santo, “o Espírito da Verdade” (Jo 16, 13); sejamos promotores da verdade


Padre Tenório Fialho dos Santos é Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, na cidade de Capela-SE e Vigário Forâneo da Forania Virgem Fiel do Vicariato São João Evangelista.