Circular do arcebispo orienta o clero sobre duas celebrações do ciclo natalino



O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, publicou, nesta sexta-feira (17), uma Carta Circular dirigida ao clero arquidiocesano e religioso, com importantes orientações acerca da celebração da Festa da Sagrada Família (26/12) e da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (1º/01/2022), no âmbito da nossa Arquidiocese.


Reproduzimos o inteiro teor da Carta Circular 006/2021:


Aracaju, 17 de dezembro de 2021


Reverendíssimo Clero Arquidiocesano e Religioso,


Na ocasião das proximidades da Solenidade do Santo Natal do Salvador e da Oitava a ela subsequente, no dever de promover a reta vivência litúrgica em nossa Arquidiocese, oriento-vos no que segue:


1) Sobre a Festa da Sagrada Família, que ocorrerá no dia 26 de dezembro, reafirmamos o que a Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já apresentou: “Corrigindo a imprecisão da orientação dada na página 197 do Diretório Litúrgico 2021, seja celebrada ao longo de todo o dia 25 de dezembro a Solenidade do Natal do Senhor (inclusive a missa vespertina e a II Vésperas), omitindo-se, deste modo, as I Vésperas da Festa da Sagrada Família. Portanto, onde se lê no Diretório 2021, pág. 197, ‘I Vésperas da Festa seguinte’, leia-se ‘Omite-se a I Vésperas da Festa seguinte’”;


2) Acerca da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, assim se pronuncia a Conferência Episcopal: “Levando em consideração a já citada ‘Tabela dos Dias Litúrgicos por ordem de Precedência’, no dia 1º de janeiro celebra-se a Solenidade mariana, mas como a Solenidade da Epifania tem precedência em relação às Solenidades marianas, celebra-se às I Vésperas e a missa vespertina da Epifania do Senhor, conforme indicado no Diretório Litúrgico 2022, pág. 46”. Logo, na tarde do sábado, dia 01 de janeiro, já se celebra a Epifania do Senhor.


No anseio de o Clero, de maneira toda especial, colha as alegrias que brotam da manjedoura do Deus-Menino, desejo-vos abençoadas festas natalinas.


Ex corde,


Dom João José Costa

Arcebispo Metropolitano de Aracaju