• Carlos Barbosa 2255/SE

Com alegria, Igreja celebra ordenação diaconal de João Carlos e Johannes Fagner


Ao final de uma jornada formativa de nove anos, os acólitos João Carlos dos Santos Santana e Johannes Fagner Sousa Santos alcançaram a graça especial da Ordenação Diaconal, primeiro grau do Sacramento da Ordem, em solene celebração eucarística, nesta quarta-feira (6), na paróquia Senhor dos Passos, em Maruim-SE. Momento de grande júbilo para a Arquidiocese de Aracaju, a cerimônia foi presidida pelo arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa, e concelebrada pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa, e expressivo número de sacerdotes.


A sólida formação filosófica e teológica de João Carlos e Fagner foi construída no âmbito da nossa Arquidiocese, mais precisamente nos seminários Sagrado Coração de Jesus (Menor) e Nossa Senhora da Conceição, a partir de 2011. Como lema da ordenação diaconal, eles escolheram o versículo bíblico “Conforme o dom que cada um recebeu, colocai-vos a serviço uns dos outros” (1Pd 4,10). A vocação dos dois diáconos, que são naturais de Maruim, floresceu justamente na paróquia Senhor dos Passos.


Na homilia, dom Lessa recordou que a primeira missão do diácono é o serviço, enfatizando que o diaconato é um ministério identificado com a caridade. “A missão da Igreja é ser servidora tanto quanto Nosso Senhor, que disse ter vindo a este mundo para servir e não para ser servido”, observou. Ele também exortou aos novos ministros para que estejam sempre comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos, e promotores da cultura da solidariedade. “A comunidade espera que cada um de vocês seja uma presença exemplar, piedosa e abnegada, que manifeste e torne presente Jesus, o Bom Pastor”, assinalou.


Já como membro do clero arquidiocesano, e mesmo antes de sua ordenação presbiteral, o diácono João Carlos foi escolhido para exercer o ofício de administrador da paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Aleixo-SE. A data da sua posse canônica será divulgada brevemente. O diácono Johannes Fagner foi nomeado como vice-reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus (Menor), em Itabaiana-SE.


A solene celebração eucarística foi enriquecida com a participação de familiares e amigos dos diáconos transitórios, autoridades municipais e grandes número de fiéis, especialmente das comunidades paroquiais nas quais João Carlos e Fagner fomentaram sua formação pastoral.


Fotos: Weslem Rosa

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000