Concluída a fase diocesana do Sínodo 2021-2023



A Arquidiocese de Aracaju concluiu, nesta semana, a fase diocesana do Sínodo (2021-2023) convocado pelo Papa Francisco. Realizada entre os meses de março e julho, essa fase teve o objetivo de responder a um “questionário” distribuído com todas as paróquias, pastorais, movimentos e organizações eclesiais, novas comunidades e leigos.


Até o dia 31 deste mês uma síntese final, preparada pela comissão constituída pela Arquidiocese, será encaminhada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


A comissão está elaborando a síntese com base em informações contidas em 58 questionários respondidos por 24 paróquias, 2 comunidades, 1 grupo da sociedade organizada, 6 movimentos eclesiais, 3 organizações eclesiais, 3 pastorais, além de 15 questionários individuais.


Todas as respostas buscaram responder uma questão fundamental, colocada pelo Sínodo: “Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?