• Pe. Everson Fonseca

Cristo, Luz e Vítima



No dia dois de fevereiro, próxima terça-feira, quarenta dias após a grande Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja recordará a Sua apresentação e a purificação do parto virginal de Maria Santíssima. Assim, Filho e Mãe de Deus cumprem os preceitos da Lei de Moisés, que dizia: "Consagra-me todo o primogênito, todo o primeiro parto entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, porque todas as coisas são minhas. [...] Quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus e a tiver dado a ti, conforme te jurou e a teus pais, consagrarás ao Senhor todos os primogênitos desde o ventre materno e também as primeiras crias do teu gado; consagrarás ao Senhor tudo o que tiveres do sexo masculino" (Ex 3,2.11-12). Aproveito para, de antemão, refletir com o meu estimado leitor o sentido do dia litúrgico que celebraremos.


É interessantemente o mistério que circunda a apresentação do Senhor-Menino. E quando digo interessantemente, não pensemos em insustentável. Explico-me em tal caracterização: Cristo, que é Deus com o Pai e o Espírito Santo, é apresentado ao Pai no Espírito Santo; O que vive e reina na Trindade de sempre e para sempre, é apresentado pelo intento humano (como era a Lei judaica e os seus ritos) ao Pai que O enviou. Igualmente misteriosa é a Santíssima Virgem, isenta de todo e qualquer pecado a partir de sua Conceição Imaculada, puríssima na verdade, ser purificada para que a justiça se cumprisse. Que mistério luminoso!


E, falando em luz, a ideia deste elemento é bastante presente: Cristo é chamado de luz para iluminar as nações e para a glória do povo de Israel (cf. Lc 2,32) pelo velho Simeão. Neste sentido, tratando o Cristo como luz, que, durante a nossa vida, ilumina-nos para o fulgor do Seu Céu, São Sofrônio, em um dos seus sermões, dirá: "Realmente, a luz veio ao mundo (cf. Jo 1,9) e dispersou as sombras que o cobriam; o sol que nasce do alto nos visitou (cf. Lc 1,78) e iluminou os que jaziam nas trevas. […] Por isso caminhamos com lâmpadas nas mãos, por isso acorremos trazendo as luzes, não apenas simbolizando que a luz já brilhou para nós, mas também para anunciar o esplendor maior que dela nos virá no futuro".


Entretanto, quero tratar nesta ocasião para outro fato: o pequenino Jesus, ao ser trasladado pela Virgem Maria e por São José ao templo de Jerusalém, põe fim às figuras da religião dos judeus, inaugurando em Si mesmo a nova e única Igreja, da qual é Cabeça (o sentido, portanto), encerrando os efeitos dos sacrifícios e de todo o culto judaico, na entrega de Si ao Pai, na força do Espírito Divino, quando de Sua cruz redentora. Com isto, temos o sentido a belíssima profecia de Malaquias: "[...] chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer?" (Ml 3,1b-2b).


José leva ao Templo de Jerusalém um par de rolinhas, significando devoção de sua casa à Lei de Moisés. É a oferenda dos que eram pobres em detrimento dos ricos que ofereciam cordeiros (cf. Ex 13,13). Porém, até nisto vemos um forte significado: por mais valiosa que custasse uma oferenda nenhuma delas alcançaria o valor infinitamente inestimável Daquele que é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, que, no mistério de Sua infância, vemos nos braços da Virgem Puríssima. Por isso, o Santo Bispo Afonso de Ligório medita: "Nunca sacrifício algum foi tão agradável a Deus como o que então Lhe fez Seu querido Filho, desde Menino já vítima e sacerdote. Se todos os homens e todos os anjos tivessem sacrificado a vida, a sua oferta certamente não seria tão agradável a Deus, como foi a de Jesus Cristo. Porquanto, naquela única oferta, o Pai Eterno recebeu uma glória infinita e uma infinita satisfação". Ouso completar Santo Afonso: uma entrega ao Pai iniciada ali, no Templo de Jerusalém, e consumada no Calvário, na mesma Jerusalém, para soerguimento e queda de muitos, como sinal de contradição (cf. Lc 2,34)


Não obstante a nossa vida passada de pecados, sempre devemos oferecer-nos como sacrifício agradável a Deus, para a Sua honra e glória. "Por Cristo, com Cristo e em Cristo…", como dizemos no grande ofertório de cada Santa Missa, ao término da Prece Eucarística, ofereçamo-nos ao Pai, no Espírito Santo. Tomemos como modelo de entrega a Virgem Puríssima, cujo coração foi profetizado ferido por uma espada de dor (cf. Lc 2,35). Ela, a Corredentora, muito nos tem a ensinar. Como nós, Maria não entendia muita coisa de sua vida. Apenas, entregava-se e meditava os fatos em seu coração, nas firmes virtudes da fé que não vacilava, da esperança que jamais a decepcionava e do amor que a sustentava. Aprendamos, pois, da Virgem oferente a apresentar-nos com o Seu Filho, do altar da nossa vida ao Altar da Sua Cruz!


Padre Everson Fontes Fonseca, Presbítero da Arquidiocese de Aracaju

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000