Descanse em paz, doutor João!


Certa vez, ainda seminarista, fui à casa do Dr. João Alves com o padre Marcelo Conceição. Não esqueço aquele dia. Não pela grandiosidade da casa, ou por estar na casa de um homem ilustre como o "Negão do Povo", ex-governador, ex-prefeito, ex-ministro. Não. Encontrei o João Alves sem adjetivos. O João pai, o João intelectual, o engenheiro, o leitor. Ele estava no seu escritório, com uma visão linda para o rio Sergipe, o mar, sua Aracaju. Lá, fomos bem acolhidos. Com coração e água.


Quando era adolescente, ia a Propriá, para casa da minha família, e ajudava no açougue deles. E lembro que, várias vezes, a senadora Maria do Carmo ia lá comprar várias coisas. Ela era silenciosa, usava umas botas e um chapéu. Andava a pé pela Propriá com sua simplicidade. Memória do coração.


A história de Sergipe deve ser lida antes e após o Dr. João Alves Filho, certamente. Nordestino do pé rachado, como eu. Nossa paróquia São Pedro Pescador está unida à família deste ilustre amigo do povo, o "chapéu de couro", e reza ao Senhor da Vida que o acolha na Festa da Eternidade.


Doutor João estava distante do seu povo pelas circunstâncias da vida e da saúde. Mas, seu povo jamais esteve distante do senhor e jamais se esquecerá dos seus feitos, Dr. João. Seu nome está marcado na nossa memória. Sua seriedade, altivez e humanidade.


Há pouco mais de um ano moro no Bairro Industrial. Aquela ponte que liga Aracaju a Barra é apenas um sinal de que sua vida, seu legado, sua política foi fecunda. O senhor foi de um naipe diferenciando. Nossa vênia por tudo que fez por nós, nossa oração, nosso abraço.


Encontraremo-nos, em breve. Sei da sua fé e sei que morreu em Cristo. Que Maria, a Porta do Céu, te acolha!


Digo sem medo: se fosse político, seguiria seu exemplo! Como padre, trago valores que o senhor certamente viveu. Obrigado, Doutor João! Por tudo e para sempre, obrigado! Requiescat In Pace.


Na Missa de hoje (25), rezarei em sufrágio por sua Alma e por todos os seus familiares.


Pe. Anderson Gomes é pároco da paróquia São Pedro Pescador (Bairro Industrial)