Dirigentes cristãos de empresas pedem pacto de paz e solidariedade pelo Brasil



A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Brasil – ADCE-UNIAPAC/BRASIL, entidade fundada há mais de meio século, em 1961, vem a público expressar seu posicionamento sobre o momento pelo qual passa o Brasil em função da pandemia do COVID 19 e dos impactos nos campos da saúde, política, economia e social. Este documento reflete a opinião de mais de três mil associados, de diversas regiões do país, que alertam para a necessidade urgente de reverter a situação atual.

A sociedade brasileira está penalizada com milhares de mortes, forte desaquecimento da economia e o agravamento de antigos problemas brasileiros. É um cenário inaceitável e desafiador!


Necessária e obrigatoriamente, a solução passa pela pacificação do país!


Clamamos, pois, pelo resgate do diálogo, equilíbrio, respeito, tolerância à diferença, aceitação e valorização da diversidade e da pluralidade. A alegria e o acolhimento são características do Brasil e da sua gente. A animosidade e o rancor não combinam com o perfil e a formação pacifista do brasileiro.


Clamamos aos líderes de todos os setores da sociedade para que atuem pautados pela moralidade, ética, humildade e altruísmo; que busquem sempre o bem comum e promovam a dignidade das pessoas.


Clamamos aos homens públicos que trabalhem para tornar o Estado brasileiro eficiente, eficaz e apto a cumprir sua missão de animar a economia e entregar à população serviços essenciais de qualidade. Clamamos ainda para que eliminem os privilégios desproporcionais dos cargos públicos, tenham rigor e equilíbrio com as contas públicas e que promovam ambiente de confiança e favorável ao investimento, produção e trabalho.


Clamamos aos líderes políticos para que cuidem do interesse coletivo, implantem políticas públicas com ênfase na educação e saúde com o mesmo empenho com que se dedicam às disputas partidárias eleitorais e na defesa de interesses particulares e corporativos. É preciso que os políticos se reconectem com as necessidades e aspirações da sociedade brasileira.


Aos empresários e empreendedores, clamamos para que assegurem - às pessoas e ao meio ambiente - a mesma atenção que conferem às finanças de suas empresas e ao lucro; clamamos, igualmente, a que atuem com plena conformidade, produzam bens e serviços necessários e úteis à sociedade, criem o bom trabalho e produzam riqueza de forma sustentável e a distribuam de maneira justa.


Clamamos aos líderes religiosos que sejam firmes na divulgação e aplicação dos verdadeiros valores humanos, critérios seguros do discernimento, que ajudem as comunidades a trilhar o caminho do entendimento, do amor e da união, que abasteçam de esperança e coragem todas as pessoas com as quais interagem.


Aos cidadãos, clamamos para que cuidem de suas famílias, célula-mãe da sociedade, revigorem o espírito cívico, exerçam a liberdade com responsabilidade, sejam criteriosos e cuidadosos na análise e disseminação das mensagens nas redes sociais e ajudem a vencer a pandemia: cumpram com as medidas sanitárias e tomem a vacina.


Clamamos, ao final, para que a paz volte a reinar em nossas almas, que a esperança no presente e no futuro renasça em nossos corações e que o otimismo anime nossas mentes.


Temos pela frente um enorme abismo social que precisamos superar, todos juntos, com muito trabalho, competência, determinação e em paz.


O desafio é tão grande quanto deve e precisa ser a nossa coragem, fé e solidariedade!


ADCE UNIAPAC BRASIL e suas Regionais Estaduais do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal.