• Carlos Barbosa 2255/SE

Arquidiocese acolhe com alegria criação da Associação de Juristas Católicos



A defesa da dignidade humana e o apelo constante às suas garantias fundamentais e deveres decorrentes, são alguns dos grandes objetivos da Associação de Juristas Católicos, cuja implantação, na Arquidiocese de Aracaju, ocorreu na terça-feira (20), na Cúria. Em cerimônia presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa, foram empossados os membros da diretoria executiva da entidade para o biênio 2021-2023. O primeiro presidente da AJUCAT é o advogado Adelmo Santos Júnior.


O objetivo geral da associação, enfatiza Adelmo, é integrar profissionais do Direito para uma atuação das ciências jurídicas, iluminados pelos valores cristãos católicos em todas as esferas sociais da vida pública e privada. “A AJUCAT funda seus pilares na Constituição Federal e leis civis, à luz da Palavra de Deus, da Tradição da Igreja e seu Magistério, em consonância com o seu Estatuto”, frisou. A entidade também se propõe a encorajar os fiéis juristas a atuar na defesa da dignidade humana com a promoção da paz e justiça social.


O arcebispo expressou sua gratidão aos juristas que acolheram o convite para ajudar na materialização do projeto de criação da AJUCAT. A associação, segundo dom João, exercerá um papel extraordinário na promoção da democracia, da liberdade e da justiça social; na proteção da vida humana, desde a concepção até a morte natural, sem exceções; na defesa da fé e promoção da Doutrina Social da Igreja e das leis eclesiásticas, especialmente as contidas no Código de Direito Canônico. “Que Deus ilumine e abençoe os grandes propósitos dessa entidade”.


Essa é a composição da equipe diretiva da Associação de Juristas Católicos, na Arquidiocese de Aracaju:


Dr. Adelmo Santos Júnior, presidente

Dra. Ana Lúcia Souza Aguiar, vice-presidente

Dra. Verônica Passos Rocha Oliveira, 1ª secretária

Dra. Miriam Teresa Cardoso Machado, 2ª secretária

Dr. José Dalmo Dias Santos Júnior, tesoureiro

Padre Pedro Reis, assessor eclesiástico