• Carlos Barbosa 2255/SE

Dom João preside missa pelos 100 anos da coroação da Virgem do Carmo, no Recife


O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, irá presidir, neste sábado (21), às 15h, a missa de encerramento das comemorações pelos 100 anos da coroação de Nossa Senhora do Carmo como Rainha do Recife e de Pernambuco. A celebração eucarística ocorrerá na Basílica do Carmo, na capital pernambucana. Logo em seguida, haverá uma procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, ornada com uma coroa de rosas na cabeça, a partir da Basílica do Carmo.


A programação comemorativa começou em julho, durante a festa da padroeira.


Coroação


No dia 21 de setembro de 1919, o então papa Bento XV concedeu a benção canônica à imagem através de pedido do povo pernambucano, que solicitou a coroação por meio de abaixo-assinado. O pedido aconteceu no ano de 1909, quando a Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo foi aclamada padroeira do Recife.


A imagem que está na Basílica do Carmo é a mesma da coroação. Ela foi confeccionada em madeira nobre, com 2,2 metros de altura e pesando 250 quilos. A restauração da peça ocorreu em 2018.


A imagem de Nossa Senhora do Carmo foi a segunda imagem canonicamente coroada no Brasil, sendo a primeira imagem coroada a de Nossa Senhora Aparecida, em 1908.


Foto: Marlon Costa

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000