Dom João solicita presença de todos os padres e diáconos na Solenidade da Imaculada Conceição



Por meio de uma Carta Circular, publicada nesta terça-feira (30), o arcebispo metropolitano, dom João José Costa, solicita a presença de todos os presbíteros e diáconos da Arquidiocese na concelebração eucarística da Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira da nossa Igreja particular, no dia 8 de dezembro, às 9h30, no espaço provisório da Catedral Metropolitana (Rua Propriá, 222).


No documento, Dom João considera as condições criadas com a expressiva redução dos efeitos da pandemia, bem como a importância da comunhão que deve existir entre o bispo e o seu clero. Ele também observa que os clérigos deverão portar consigo os paramentos de cor branca, tal como o calendário litúrgico exige.


A Carta Circular também enfatiza a necessidade de observância do Decreto de 11 de julho de 2019, pelo qual ficou estabelecido que as paróquias que têm a mesma padroeira da Catedral (Nossa Senhora da Conceição), devem celebrar a Santa Missa do dia festivo (8 de dezembro), a partir das 12h.


Leia o documento, na íntegra:


Aracaju, 30 de novembro de 2021,

Festa de Santo André, Apóstolo.


Carta Circular 005/2021


Reverendíssimo Clero Arquidiocesano e Religioso,


Com os alegres índices de que os números da pandemia da COVID-19 estão a baixar no nosso País, bem como na comunhão que deve existir entre o Bispo e o seu Clero, que, como manifestação visível, proporciona o benfazejo estarmos juntos como irmãos unidos no Senhor (cf. Sl 133,1), na recordação do decreto datado de 11 de julho de 2019, solicitamos a que se façam presentes todos os presbíteros e diáconos desta – ou que estão nesta – nossa Arquidiocese à Concelebração Eucarística na Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira da nossa Igreja particular, a realizar-se no próximo 08 de dezembro, às 09h30, no espaço em que, provisoriamente, funciona a nossa Catedral (a saber: na Rua Propriá, 222, no Centro, anexo à Rádio Cultura de Sergipe). Para a Santa Missa, necessariamente, os clérigos deverão portar consigo os paramentos de cor branca, tal como o calendário litúrgico exige.


Relembramos ainda que as paróquias que têm a mesma padroeira da Catedral, Nossa Senhora da Conceição, celebrem a Santa Missa dentro dos seus festejos a partir das 12h daquele mesmo dia.


Na certeza do constante patrocínio da Santíssima Virgem Imaculada sobre nós, Seus filhos prediletos, abençoamos na autoridade do Seu Filho e nosso Redentor.


Dom Frei João José Costa, O.Carm

Arcebispo Metropolitano