top of page

Dom Vítor exorta presbíteros a rezarem oração pelo envio de um novo Arcebispo Metropolitano


Por meio de uma Carta circular publicada nesta quarta-feira, 9, o bispo diocesano de Propriá e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Aracaju, dom Vítor Agnaldo de Menezes, faz uma exortação aos presbíteros no sentido de que se desdobrem em orações, “juntamente ao nosso santo Povo de Deus, implorando ao Senhor o iminente envio de um novo Arcebispo Metropolitano, que apascente este rebanho segundo o Coração do próprio Cristo.


Considerando o “momento singular da vida desta Igreja particular”, Dom Vítor solicita que, em todas as celebrações eucarísticas, no território da Arquidiocese, logo após a Oração Universal e a Oração pelas Vocações Sacerdotais, seja rezada esta oração na intenção da “eleição daquele que, já estando na ciência divina, será o Pastor da Igreja de Deus que está em Aracaju”:


"Pastor Eterno, Vós que constituístes a Vossa Igreja sobre o alicerce dos Apóstolos, para conservar e transmitir a Vossa Doutrina, para santificar e dirigir o Vosso Corpo Místico até o dia da Vossa vinda gloriosa, concedei-nos um Bispo de acordo com o Vosso Coração. Para que ele, auxiliado pelos presbíteros e diáconos, religiosos e leigos, na força do Espírito Santo, sob a proteção da Imaculada Conceição, nos apascente no caminho rumo ao Céu. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém".


Leia a Carta circular, na íntegra:


Reverendíssimos presbíteros da Arquidiocese de Aracaju,


Atentos e obedientes à ordem do Salvador, "Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a messe" (Mt 9,38), é que, neste momento singular da vida desta Igreja particular, devemos nos desdobrar em oração, juntamente ao nosso santo Povo de Deus, implorando ao Senhor o iminente envio de um novo Arcebispo Metropolitano, que apascente este rebanho segundo o Coração do próprio Cristo (cf. Jr 3,15).


Conhecendo a fé dos pastores e fiéis desta Arquidiocese, bem como a profícua experiência que possuem com a tão famigerada "Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas", composta pelo inesquecível Dom Luciano José Cabral Duarte, solicito que, ao lado desta última prece, outra também se eleve, tendo como intenção a eleição daquele que, já estando na ciência divina, será o Pastor da Igreja de Deus que está em Aracaju. Assim, em todas as celebrações eucarísticas no interior desta Jurisdição Eclesiástica, na conclusão da Oração Universal, após o pedido pelas vocações, todos rezem através do sacerdote celebrante principal: "Pastor Eterno, Vós que constituístes a Vossa Igreja sobre o alicerce dos Apóstolos, para conservar e transmitir a Vossa Doutrina, para santificar e dirigir o Vosso Corpo Místico até o dia da Vossa vinda gloriosa, concedei-nos um Bispo de acordo com o Vosso Coração. Para que ele, auxiliado pelos presbíteros e diáconos, religiosos e leigos, na força do Espírito Santo, sob a proteção da Imaculada Conceição, nos apascente no caminho rumo ao Céu. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém".


Com vivos votos de estima por todos vós, despeço-me, invocando sobre o Clero de Aracaju e sobre todo o Povo de Deus copiosas bênçãos e consolações celestes.


Dom Vítor Agnaldo de Menezes

Bispo Diocesano de Propriá e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Aracaju

bottom of page